Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4359
Tipo: Dissertação
Título: OS SENTIMENTOS E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE GORDOFOBIA ENTRE PRÉ-ADOLESCENTES NO CONTEXTO ESCOLAR DE SIDROLÂNDIA / MS
Autor(es): SOUZA, VALDELICE CRUZ DA SILVA
Primeiro orientador: GONÇALVES, Josiane Peres
Resumo: A pesquisa versa sobre a gordofobia no contexto escolar e teve como objetivo identificar as representações sociais e os sentimentos de pré-adolescentes que estudam em escolas públicas de Sidrolândia / MS, sobre a gordofobia, evidenciando se o preconceito está relacionado com as questões de gênero e se há influência da mídia na dissipação do preconceito. A abordagem epistêmica está ancorada aos conceitos da Teoria das Representações Sociais, sob a perspectiva de Moscovici e seus colaboradores, entre outros autores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de um questionário que foi respondido por 58 alunos e três grupos focais com 16 alunos matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental de três escolas públicas no município de Sidrolândia-MS, escolhidas por sua localização, contemplando uma escola de centro, uma periférica e uma comunidade indígena. Os dados foram classificados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin e resultou em seis categorias: 1. O “magro é mais da hora”: Opiniões dos pré-adolescentes quanto ao modelo de corpo - em que analisa o sentimento de tristeza e de insatisfação quanto a autopercepção corporal dos pré-adolescentes, 2. Eu sofri, eu sei como que é, eu quase me cortei, por depressão: gordofobia na escola- em que se revela as experiências de preconceito devido a estrutura física, culminando em depressão e baixa autoestima, 3. Todo mundo me zoa na escola: bullying, violência na escola e as dificuldades nas atividades escolares - que foi possível evidenciar as consequências do preconceito na vida e no desenvolvimento acadêmico dos alunos e a estrutura física como principal motivo de ações preconceituosas, 4. Porque tem mulher que não aceita homem gordo: gênero e gordofobia- em que expõe o poderio da gordofobia sob o corpo feminino, 5. Superman X Cinderela: influência da mídia na autopercepção dos pré-adolescentes - apontando o papel da mídia na formação da autoimagem e propagação da gordofobia e 6. Nem gorda nem magra abracadabra - em que sinaliza o modelo ideal nos dias atuais. Considera-se que corpo é visto como referencial quando se busca bemestar, sucesso profissional, pessoal, amoroso e social, um objeto manipulável e de possível controle, com isso, aqueles que não se enquadram a esta afirmativa, são submetidos a julgamentos e discriminação. Os pré-adolescentes indicaram o corpo magro como melhor modelo corporal, demostrando insatisfação com sua aparência física e ancoram a gordofobia às representações oriundas do bullying que torna a escola um ambiente hostil e inseguro, o que afeta diretamente sua autoestima e seu desenvolvimento escolar. Revelou-se que, embora os homens estejam sob coerção por conta da estrutura corporal, a mulher ainda segue como principal alvo da gordofobia, em que a mídia constantemente prestigia o corpo magro como o ideal, atuando de modo implícito e eficaz na formação da autopercepção por meio de seus personagens que inspiram os indivíduos a buscarem o novo modelo corporal estabelecido socialmente, no caso, o corpo trabalhado em academia, o que gera angústia e sofrimento aos que não alcançam tais exigências.
Abstract: The research deals with fatphobia in the school context and aimed to identify the social representations and feelings of pre-adolescents, who study in public schools in Sidrolândia/ MS, about fatphobia, showing whether prejudice is related to issues of gender and whether there is influence of the media in the dissipation of prejudice. The epistemic approach is anchored to the concepts of Theory of Social Representations, from the perspective of Moscovici and his collaborators, among other authors. This is a qualitative research, carried out from a questionnaire that was answered by 58 students and three focus groups with 16 students enrolled in the 5th year of elementary school in three public schools in the municipality of SidrolândiaMS, chosen for their location, contemplating a center school, a peripheral school and an indigenous community. The data were classified based on Bardin's Content Analysis and resulted in six categories: 1. The “skinny is more of the hour”: Opinions of pre-adolescents regarding the body model - in which they analyze the feeling of sadness and dissatisfaction as for the body self-perception of pre-adolescents, 2. I suffered, I know how it is, I almost cut myself, due to depression: fatphobia at school - in which the experiences of prejudice due to physical structure are revealed, culminating in depression and low self-esteem, 3. Everyone makes fun of me at school: bullying, violence at school and difficulties in school activities - it was possible to evince the consequences of prejudice in the students' life and academic development and physical structure as the main reason for prejudiced actions, 4. Because there is woman who does not accept a fat man: gender and fatphobia - in which she exposes the power of fatphobia under the female body, 5. Superman X Cinderella: influence of the media on the self-perception of pre-adolescents - pointing out the role of the media in the formation of selfimage and the spread of fatphobia and 6. Neither fat nor thin abracadabra- which signals the ideal model nowadays. It is considered that the body is seen as a reference when seeking wellbeing, professional, personal, loving and social success, a manipulable object and of possible control, with that, those who do not fit this statement, are subjected to judgments and discrimination. Pre-adolescents indicated the lean body as the best body model, showing dissatisfaction with their physical appearance and anchoring fatphobia to the representations arising from bullying that makes the school a hostile and insecure environment, which directly affects their self-esteem and their school development. It was revealed that, although men are under coercion due to their body structure, women are still the main target of fatphobia, in which the media constantly praise the thin body as the ideal, acting implicitly and effectively in the formation of self-perception through its characters that inspire individuals to seek the new socially established body model, in this case, the body worked in the gym, which generates anguish and suffering for those who do not meet these requirements
Palavras-chave: Gordofobia. Pré-adolescente. Representações Sociais. Contexto Escolar. Gênero
Fatphobia. Pre-adolescents. Social Representations. School context. Gender
CNPq: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: FAED
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4359
Data do documento: 2-Fev-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALDELICE CRUZ.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons