Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4358
Tipo: Dissertação
Título: ATIVIDADES CIRCENSES: DIÁLOGOS E REFLEXOS NO CONTEXTO ESCOLAR
Autor(es): MORAES, DAYANE VICENTE DE
Primeiro orientador: OSÓRIO, Antônio Carlos do Nascimento
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender as atividades circenses no contexto extracurricular da escola por intermédio das ferramentas disponibilizadas pelo projeto Arte e Cultura da Rede Municipal de Ensino (REME), coordenado pela Divisão de Esporte, Arte e Cultura (DEAC), vinculado à Secretaria Municipal de Educação (SEMED), do município de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul. Investigamos as práticas pedagógicas circenses no contexto escolar, além de trazer informações e atribuições que alinham o projeto, identificando as impressões pertinentes ao corpo. Para as análises utilizamos como ferramenta parte dos referenciais de Michel Foucault na busca pela compreensão dos espaços em que as relações de saber e poder são exercidas sobre os corpos, problematizando o uso das modalidades circenses. Este estudo é vinculado ao Grupo de Estudos e de Investigação Acadêmica nos Referenciais Foucaultianos, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (GEIARF/UFMS/CNPq). Dessa maneira, desenvolveu-se por meio de procedimentos, como análise de documentos institucionais, questionário com uma diretora, entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes, gestor e equipe técnica do projeto, além de imagens. Dentre os resultados, observamos que as atividades circenses contribuem, de modo singular, com as instituições analisadas para uma maior aproximação com as práticas culturais, o que caracteriza como um importante diferencial para essas escolas. Em ambas as escolas, notamos a predominância de meninas nas aulas e algumas diferenças na participação de algumas modalidades circenses com relação ao gênero. A aceitação das escolas, do projeto e da comunidade escolar vem se mostrando satisfatória em relação às atividades circenses, com atribuições em relação às instituições escolares e sua rede de conexões que se configuram nos espaços, garantindo a permanência dos alunos na escola com atividades extracurriculares, uma vez que o corpo precisa ser útil e designado às atividades com ocupação dos horários. Por outro lado, reconhecemos que o circo, como uma manifestação cultural, vem interagindo com a realidade escolar apresentando desafios. Esperamos que essas questões possam, porventura, possibilitar diálogos locais, bem como com outros pesquisadores e artistas, visto que no município de Campo Grande pouco se pesquisa a respeito dessa temática.
Abstract: The general objective of this research is to understand the circus activities in the extracurricular context of the school through the tools made available by the Art and Culture project of the Municipal Education Network (REME), coordinated by the Sports, Art and Culture Division (DEAC), linked to the Municipal Department of Education (SEMED), in the municipality of Campo Grande, in the state of Mato Grosso do Sul. The intention was to draw up some analyses about circus pedagogical practices in the school context, besides bringing information and attributions that align the project, identifying the impressions pertinent to the body. We used as a tool part of Michel Foucault's references in the search for understanding the spaces in which the relationships of knowledge and power are exercised over the bodies, problematizing the use of circus modalities. This study is linked to the Group of Studies and Academic Research in Foucaultians Referentials, of the Federal University of Mato Grosso do Sul (GEIARF/UFMS/CNPq). Thus, it was developed through procedures such as analysis of institutional documents, questionnaire with a director, semi-structured interviews with professors, manager and technical team of the project, and images. Among the results, we observed that the circus activities contribute, in a singular way, with the institutions analyzed for a greater approach to cultural practices, which characterizes as an important differential for these schools. In both schools, we noticed the predominance of girls in classes and some differences in the participation of some circus modalities in relation to gender. The acceptance of the schools, the project and the school community has been proving satisfactory in relation to the circus activities because it is a space permeated by subjects, with attributions in relation to the school institutions and their network of connections that are configured in the spaces, guaranteeing the permanence of the students in the school with extracurricular activities, since the body needs to be useful and assigned to the activities with occupation of the schedules. On the other hand, we recognize that the circus, as a cultural manifestation, enters the school reality with challenges. We hope that these issues may, perhaps, enable local dialogues, as well as with other researchers and artists, since in the municipality of Campo Grande little research is done on this theme
Palavras-chave: Atividades Circenses; Instituições Escolares; Corpo
Circus Activities; School Institutions; Body
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: FAED
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4358
Data do documento: 26-Fev-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAYANE VICENTE.pdf2,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons