Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4354
Tipo: Dissertação
Título: PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM FOCO
Autor(es): GOLFETTI, Juliana Benitez
Primeiro orientador: RODRÍGUEZ, MARGARITA VICTORIA
Resumo: A presente dissertação de mestrado encontra-se inserida na Linha de Pesquisa História, Políticas e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O objeto de estudo da presente pesquisa foi a política educacional de formação continuada de professores, implementada segundo o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).É um programa proposto pela União, executado em parceria com os entes federados com a meta de que todas as crianças, ao final do 3º ano do ensino fundamental, estivessem alfabetizadas até os oito anos de idade. Desta maneira o objetivo da pesquisa foi analisar o PNAIC, como uma política educacional de longa duração, evidenciando a sua composição, ressaltando o eixo de formação continuada dos professores alfabetizadores, bem como a sua implantação e implementação no município de AquidauanaMS, nos dois primeiros anos efetivos, 2013 e 2014, com vistas a indicar mudanças em sua estrutura nos anos de 2017 e 2018. Os procedimentos metodológicos da pesquisa consistiram inicialmente no levantamento da produção a respeito do objeto de pesquisa. Posteriormente realizou-se o estudo documental com base na coleta e análises das normas legais nacionais que regularam o programa e os documentos presentes na Secretaria Municipal de Educação. Constatou-se que o PNAIC quanto política de formação continuada de professores obteve grande adesão em nível nacional e conseguiu contemplar em sua estrutura elementos que podem ser utilizadas para aperfeiçoar os próximos programas, como a distribuição de materiais didáticos nas instituições escolares, bolsas aos participantes e a inclusão do coordenador como parte do processo de ensino aprendizagem. Verificou se ainda que embora o PNAIC tenha-se destacado entre os demais programas, o histórico de descontinuidade e carência de acompanhamento ao final dos encontros permaneceu, já que durante seu período de vigência revelou-se inúmeras alterações estruturais, inclusive a decisão de prorrogação planejada inicialmente para dois anos. O município de Aquidauana-MS seguiu as orientações para as formações continuadas e a hesitação inicial quanto a estabilidade do mesmo se concretizou pelas trocas administrativas minimizando os investimentos realizados e retirando as bolsas anteriormente concedidas aos professores e por meio da apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante a formação continuada subtende-se o fim do programa e assim como os que os precederam sem o acompanhamento pós término.
Abstract: The present master's dissertation is inserted in the History, Policies and Education Research Line of the Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul. The object of study of this research was the educational policy of continuing education of teachers, implemented according to the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC). It is a program proposed by the Union, carried out in partnership with federated entities with the goal that all children, at the end of the 3rd year of elementary school, should be literate until the age of eight. Thus, the objective of the research was to analyze the PNAIC, as a longterm educational policy, highlighting its composition, emphasizing the axis of continuing education of literacy teachers, as well as its implementation and implementation in the municipality of Aquidauana-MS, in both first effective years, 2013 and 2014, with a view to indicating changes in its structure in the years 2017 and 2018. The methodological procedures of the research initially consisted of surveying the production regarding the research object. Subsequently, the documentary study was carried out based on the collection and analysis of the national legal norms that regulated the program and the documents present at the Municipal Department of Education. It was found that the PNAIC as a policy of continuing education for teachers obtained great support at national level and managed to include in its structure elements that can be used to improve the next programs, such as the distribution of teaching materials in school institutions, scholarships to participants the inclusion of the coordinator as part of the teaching-learning process. It was also found that although the PNAIC stood out among the other programs, the history of discontinuity and lack of followup at the end of the meetings remained, since during its period of validity, numerous structural changes were revealed, including the planned extension decision initially for two years. The municipality of Aquidauana-MS followed the guidelines for continued training and the initial hesitation regarding its stability was achieved through administrative exchanges, minimizing the investments made and withdrawing the scholarships previously granted to teachers and through the presentation of the work developed during the training. Continued means the end of the program, as well as those that preceded them without the post-end follow-up.
Palavras-chave: PNAIC. Formação Continuada de Professores. Politicas Públicas Educacionais
PNAIC. Continuing Teacher Education. Educational Public Policies
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: FAED
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação (Campus Campo Grande)
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4354
Data do documento: 26-Fev-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA BENITEZ.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons