Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4333
Tipo: Dissertação
Título: A TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DA APRENDIZAGEM E A MODELAGEM MATEMÁTICA: possibilidades e desafios.
Autor(es): GUILHERME DAS NEVES MATOS
Primeiro orientador: Claudia Carreira da Rosa
Resumo: O planejamento das aulas de um professor é um dos fatores primordiais para que este faça um trabalho coeso. Tal planejamento pode ser considerado como uma trajetória hipotética, onde o professor traça um caminho visando que seus alunos aprendam os conteúdos. Para conseguir que a aprendizagem aconteça, o professor estabelece estratégias de ensino e, em geral, quando essas estratégias são diferenciadas, existe a possibilidade do profissional refletir sobre sua prática, mesmo antes dela acontecer, pois esta reflexão começará a partir da sua trajetória hipotética. Nessa pesquisa utilizamos a Modelagem Matemática como uma estratégia de ensino que possibilita a reflexão do professor ao contextualizar conteúdos envolvendo situações reais, de forma que ao fazer seu planejamento, trace sua Trajetória Hipotética da Aprendizagem, elaborando tarefas que podem ser reformuladas conforme o desenvolvimento da aula. Neste sentido, o objetivo geral dessa pesquisa, é estudar a teoria da Trajetória Hipotética da Aprendizagem com o uso da Modelagem Matemática para compreender as modificações e encaminhamentos que podem surgir em um planejamento, contribuindo para que o professor reflita sobre sua prática, podendo assim buscar por uma melhoria no processo de aprendizagem. Por sua vez, os objetivos específicos são (1) Apresentar situações reais para desenvolver atividades em um curso de Matemática Elementar; (2) Realizar um planejamento inicial e reavaliá-lo no decorrer e final das atividades e, por fim, (3) Avaliar como a reformulação e a reflexão de um planejamento podem aprimorar uma aula. Na busca dos objetivos, desenvolvemos dois planejamentos, visando o ensino de Matemática básica em um curso de forma remota, com ênfase em Modelagem Matemática e então analisamos os planejamentos e suas respectivas alterações no decorrer do curso. Percebemos que oportunizar ao professor meios de análise da sua prática enquanto ela acontece, pode fazer diferença nos encaminhamentos dados, oportunizar ao mesmo adaptar ou criar novas ações quando necessário e, consequentemente, impactar na aprendizagem.
Abstract: The planning of a teacher's classes is one of tuhe main factors for him to do a cohesive. Such planning can be considered as a hypothetical trajectory, where the teacher traces a path so that his students learn the contents. To make learning happen, the teacher establishes teaching strategies and, in general, when these strategies are differentiated, there is the possibility for the professional to reflect on their practice, even before it happens, this reflection will start from their hypothetical trajectory. In this research, we used Mathematical Modeling as a teaching strategy that allows the teacher's reflection when contextualizing content involving real situations, so that when makes your planning, they trace their Hypothetical Learning Trajectory, developing tasks that can be reformulated according to the development of the class. In this sense, the main objective of this research is to study the theory of the Learning Hypothetical Trajectory with the use of Mathematical Modeling to understand the changes and directions that may emerge in a planning, contributing for the teacher to reflect on their practice, allowing to search for an improvement in the learning process. In turn, the specific objectives are (1) To present real situations to develop activities in an Elementary Mathematics course; (2) Carry out an initial planning and reassess it during and at the end of the activities and, finally, (3) Assess how the reformulation and reflection of a planning can improve a class. In search of the objectives, we developed two plannings, aiming at teaching Basic Mathematics in a course remotely, with an emphasis on Mathematical Modeling, and then we analyzed the plannings and their respective changes during the course. We realized that providing the teacher with means of analyzing their practice while it happens, can make a difference in the referrals given, providing opportunities for them to adapt or create new actions when necessary and, consequently, impact on learning.
Palavras-chave: Educação Matemática
Modelagem Matemática
Trajetória Hipotética da Aprendizagem
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4333
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEFESA GUILHERME MATOS.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.