Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4325
Tipo: Dissertação
Título: A construção performativa da felicidade feminina em tempos de pandemia: uma análise crítica dos discursos da Vogue Brasil
Autor(es): Bianka Macário de Lima
Primeiro orientador: Marcos Paulo da Silva
Resumo: As revistas denominadas femininas estão há décadas inseridas no cotidiano das mulheres nas mais diferentes faixas etárias, contribuindo para a construção de significados e de discursos performativos (BOURDIEU, 2008) que vão além de sua função meramente informativa. Nesse sentido, o principal objetivo desta pesquisa é analisar por intermédio da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2016; RESENDE; RAMALHO, 2011) os textos midiáticos das edições de 2020 da revista Vogue Brasil de forma a identificar a construção de discursos performativos sobre um projeto ideal de mulher feliz durante a crise de contágio da Covid-19, pandemia que teve forte impacto na vida privada e na vida cotidiana, alterando de modo significativo as relações sociais, com implicações ainda mais substanciais no universo feminino. A partir da análise crítica de 11 textos midiáticos da revista, com base nas categorias da avaliação, interdiscursividade, representação de atores sociais e estrutura genérica, os resultados mostram que a mulher feliz prescrita por Vogue Brasil na pandemia esteve alicerçada na busca por uma felicidade individual, fundamentada no consumo luxuoso, na alta produtividade, no imediatismo, em padrões de beleza hegemônicos e no sucesso.
Abstract: The so-called female magazines are for decades part of women's daily life in the most different age groups, helping to build meanings and performative speeches (BOURDIEU, 2008) that go beyond just the informative function. That being said, the main goal of this research is to analyze media material from the 2020 editions of Vogue Brasil through the Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 2016; RESENDE; RAMALHO, 2011), in order to identify the performative speeches construction about an ideal of happy woman project during the Covid-19 crysis, pandemic that had a strong impact in the private and daily life, changing in a significant way the social relations, that had even more substantial consequences in the female world. From the critical analysis of 11 media texts of the magazine, based on the categories of the evaluation, interdiscursivity, social representation and general structure, the results presented that the happy woman that Vogue Brasil talks about in the pandemic, was grounded on the search for individual happiness, based on the luxury consumption, in high productivity, in immediacy, in hegemonic beauty standards and success.
Palavras-chave: Comunicação
Discurso performativo
Mulher
Felicidade
ADC
Vogue Brasil.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4325
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Comunicação

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