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dc.creatorMichelly Moraes-
dc.date.accessioned2022-01-28T12:37:06Z-
dc.date.available2022-01-28T12:37:06Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4304-
dc.description.abstractThis dissertation presents a qualitative research that aimed to analyze the Environmental Education actions developed by Chemistry teachers in public schools in the state network of cities in the North Region of Mato Grosso do Sul, during the Covid-19 pandemic in the year. 2020. The research was based on the conceptions of educator Paulo Freire, who advocates a problematizing education, in which the actions developed in the classroom must be guided by dialogue, always aiming at the formation of conscious subjects for a critical performance in the face of reality where they live. Eleven teachers who taught Chemistry in 2020 in state schools in the North of Mato Grosso do Sul participated in the research. Data were produced through an online questionnaire. The analysis of the results was carried out in accordance with the codification established in the elaboration of the questionnaire, and interpreted according to the link between the theoretical knowledge of Paulo Freire and other works developed in this field of study. The results obtained showed that the teachers did not break the “limit situation”, they are limited in their work with environmental education, the actions are carried out “sometimes” and, in specific moments or contents. Furthermore, based on the results, it is clear that even in the face of a well-established Environmental Education policy, most participants, with postgraduate degrees, stated that they had not had contact with environmental education in their training processes. Considering the fundamental and essential role of Environmental Education in this new stage of reflection and decision-making after the pandemic, it is considered necessary to work on environmental issues in the classroom as a way to sensitize students to the formation of critical citizens, capable of evaluating the quality of life and assume attitudes aimed at protecting and improving their environment.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducação ambiental-
dc.subjectensino de química-
dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TEMPOS DE COVID-19 NAS AULAS DE QUÍMICA DA REGIÃO NORTE DE MATO GROSSO DO SULpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Icleia Albuquerque de Vargas-
dc.description.resumoNesta dissertação é apresentada uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo analisar as ações de Educação Ambiental desenvolvidas pelos docentes da disciplina de Química nas escolas públicas da rede estadual das cidades da Região Norte de Mato Grosso do Sul, durante a pandemia de Covid-19 no ano de 2020. A pesquisa foi fundamentada nas concepções do educador Paulo Freire, que preconiza uma educação problematizadora, na qual as ações desenvolvidas em sala de aula devem pautar-se no diálogo, visando sempre à formação de sujeitos conscientes para uma atuação crítica perante a realidade em que vivem. Participaram da pesquisa 11 professores que lecionaram a disciplina de Química no ano de 2020 nas escolas estaduais da Região Norte de Mato Grosso do Sul. Os dados foram produzidos por meio de um questionário on-line. A análise dos resultados foi realizada de acordo com a codificação estabelecida na elaboração do questionário, e interpretados conforme a vinculação dos conhecimentos teóricos de Paulo Freire e de outros trabalhos desenvolvidos nesse campo de estudo. Os resultados obtidos apontaram que os docentes não romperam a “situação-limite”, encontram-se limitados no trabalho com a educação ambiental, as ações são realizadas “às vezes” e, em momentos ou conteúdos pontuais. Além disso, com base nos resultados, percebese que mesmo diante de uma política de Educação Ambiental bem estabelecida, a maioria dos participantes, com títulos de pós-graduação, afirmaram não terem tido contato com a educação ambiental em seus processos formativos. Considerando o papel fundamental e essencial da Educação Ambiental nessa nova etapa de reflexão e tomada de decisão pós pandemia, considera-se necessário trabalhar as questões ambientais em sala de aula como uma forma de sensibilizar os alunos para uma formação de cidadãos críticos, capazes de avaliar a qualidade de vida e assumirem atitudes voltadas para a proteção e melhoria de seu meio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências

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