Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4298
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dc.creatorMariane Ocanha-
dc.date.accessioned2022-01-25T13:34:51Z-
dc.date.available2022-01-25T13:34:51Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4298-
dc.description.abstractThis study was part of a doctoral degree program in science teaching at Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). The investigation focused on initial chemistry teacher training, and it was based on Cultural Historical Theory and on Collaborative Research. Our aim was to analyze the potential emerging from the interactions and mediations that occurred between students and former students from the chemistry teaching course at Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Coxim campus (IFMS – Coxim), in order to help with initial chemistry teacher training. In this context, the research question is: What potential can the interactions and mediations between students and former students from the chemistry teaching course at IFMS-Coxim offer to initial chemistry teacher training? The research subjects were future teachers and former students from the chemistry teaching course at IFMS-Coxim. To carry out the research, we took a qualitative approach and applied the following methodologies: to produce the data, we held conversation circles; to analyze the data, we used collaborative research. During data analysis, we identified the following themes: interactions and mediations, a priori; collaboration and critical reflection clues, a posteriori. Based on these themes, we understood that chemistry teaching course students’ longings were fulfilled in terms of the course itself and the job market. Therefore, we conclude that the interactions and mediations between current and former chemistry teaching students – which were made possible through conversation circles – have great potential to help initial chemistry teacher training because they provide students with former students’ experience, thus enabling them to rethink their own formation process. Besides, it was possible to identify collaboration marks, which paved the way for the development of bonds beyond the university walls, and also evidence of critical reflection in order to overcome the barriers that are part of the initial teacher training process.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professores-
dc.subjectLicenciatura em Química-
dc.subjectRodas de Conversa-
dc.subjectPesquisa Colaborativa-
dc.subjectReflexão crítica.-
dc.titleAS INTERAÇÕES ENTRE EGRESSOS E ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E SUAS POTENCIALIDADES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORESpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Patricia Sandalo Pereira-
dc.description.resumoA presente pesquisa desenvolveu-se no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, nível de Doutorado, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Esta investigação teve, como objeto de estudo, a formação inicial de professores de Química, com base teórica na Teoria Histórico-Cultural e na Pesquisa Colaborativa, na qual se buscou analisar as potencialidades advindas das interações e das mediações que ocorreram em uma perspectiva colaborativa entre egressos e alunos do curso de licenciatura em Química, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Coxim (IFMS – Coxim), de modo a auxiliar na formação inicial de professores de Química. Nesse contexto, tem-se, como questão central: Que potencialidades as interações e as mediações realizadas em uma perspectiva colaborativa entre egressos e alunos do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Coxim (IFMS – Coxim), podem trazer para a formação inicial de professores de Química? Os sujeitos da pesquisa foram futuros professores e egressos do curso de licenciatura em Química do IFMS – Coxim. Para a realização da investigação, adotou-se uma abordagem qualitativa e utilizou-se, como metodologias, as Rodas de conversa para a produção de dados e a pesquisa colaborativa para a análise dos dados. Durante a análise dos dados, obteve-se os seguintes eixos temáticos: interações e mediações, a priori; indícios de colaboração e indícios de reflexão crítica, a posteriori. A partir desses eixos temáticos, compreendeu-se que os anseios dos alunos do curso de licenciatura em Química foram atendidos no que diz respeito ao curso e ao mercado de trabalho. Portanto, foi possível concluir que as interações e as mediações entre os egressos e os alunos em Química, propiciadas por meio das Rodas de conversa são potencialidades para a formação inicial de professores de Química, pois proporcionaram aos alunos o conhecimento das experiências de outros em sua vivência, possibilitando-lhes repensar a sua própria formação. Também foi possível identificar marcas de colaboração, viabilizando a criação de vínculos para além do espaço da instituição de ensino e evidências de reflexão crítica de modo a ultrapassar os obstáculos inerentes ao processo de formação inicial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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