Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4256
Tipo: Dissertação
Título: "Valores democráticos e elaboração de conceitos : Tocqueville e Deleuze nas aulas de filosofia"
Autor(es): Luciano Magalhães Alves
Primeiro orientador: Marta Rios Alves Nunes da Costa
Resumo: RESUMO Este trabalho teve como objeto apresentar a filosofia compreendida como criadora de conceitos, em Deleuze, e como a partir desta perspectiva, pode auxiliar na discussão dos valores democráticos nas aulas de filosofia. Por meio de uma experiência prática em sala de aula, mostra como a atividade filosófica permite a constituição de cidadãos mais críticos através das práticas argumentativas. O texto discute dois elementos: A noção do ensino de filosofia como atividade filosófica de criação de conceitos e os conceitos em Tocqueville de: igualdade de condições, a relação igualdade - liberdade, a tirania da maioria e a importância da vida associativa. E apresenta processos argumentativos no produto elaborado (aqui entendidos como as diferentes situações didáticas onde o aluno é levado a discutir, debater e expor com justificativas suas ideias) nas aulas de filosofia. O resultado visa propor uma sequência didática. A análise e os resultados desta prática serão apresentados como um adendo à proposta curricular, para o ensino de filosofia, da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, pois a mesma não contempla os autores abordados. O que poderia, assim, nortear o trabalho de outros profissionais da mesma área de ensino.
Abstract: This work aimed to present the philosophy as creative concepts in Deleuze, and from this perspective assist in the discussion of democratic values in philosophy classes. Through practical classroom experience, showing how philosophical activity would allow the constitution of critical citizens through argumentative practices. The text proposes to discuss two elements: The notion of teaching philosophy as a philosophical activity development concepts; Tocqueville's concepts of: equal conditions, the equality-freedom relationship, the tyranny of the majority, and the importance of associative life; and the argumentative processes (understood here as the different didactic situations where students are led to discuss, debate and justify their ideas) in philosophy classes. The result goals to propose a didactic sequence. The analysis and the results of this practice will be proposed as an addition to the curricular proposal for the teaching of philosophy of the Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, because it does not include the authors approached. Therefore, it could guide the work of the other professionals in the same subject area. KEYWORDS: Concept elaboration. Democracy. Deleuze. Tocqueville. Argumentation
Palavras-chave: Elaboração de conceitos, democracia, Deleuze, Tocqueville, Argumentação
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4256
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO LUCIANO final.pdf2,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.