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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4240
Tipo: | Dissertação |
Título: | A IDEIA DE FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG) NO JOVEM-NIETZSCHE ENQUANTO PRÁTICA DIDÁTICA DO FILOSOFAR: REFLEXÕES PARA O PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA |
Autor(es): | Wellington dos Santos |
Primeiro orientador: | Marta Rios Alves Nunes da Costa |
Resumo: | Nessa dissertação buscamos construir um itinerário pedagógico e filosófico nas obras do chamado ‘jovem-Nietzsche’ cujo objetivo é diagnosticar e propor sua maneira de filosofar denominada genealógica enquanto possível método de ensino para o professor de filosofia no ensino médio de escola pública; também comparamos criticamente os conjuntos de habilidades e competências exigidos por meio de documentos oficiais a este profissional em contraste com o entendimento de Educação para Nietzsche expressado pelo conceito de Formação Cultural (Bildung). Desse modo, nossa interpretação fundamentada por revisão bibliográfica e análise documental identifica que tal método no ‘jovem-Nietzsche’ estrutura-se por dois caminhos: da educação estética (formação da sensibilidade) e da educação filosófica (avaliação e interpretação crítica de valores). Palavras-chave: jovem-Nietzsche; formação cultural; método; genealogia. |
Abstract: | In this dissertation we seek to build a pedagogical and philosophical itinerary in the works of the so-called 'young-Nietzsche' whose objective is to diagnose and propose his way of philosophizing called genealogy as a possible teaching method for the philosophy teacher in public high school; we also critically compare the skill sets and competences required through official documents to this professional in contrast to the understanding of Education for Nietzsche expressed by the concept of Cultural Formation (Bildung). Thus, our interpretation based on literature review and document analysis identifies that such method in the 'young-Nietzsche' is structured along two paths: aesthetic education (sensitivity formation) and philosophical education (evaluation and critical interpretation of values). Keywords: young-Nietzsche; cultural formation; method; genealogy. |
Palavras-chave: | Ensino de Filosofia, formação cultural, Nietzche |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4240 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
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A ideia de formação cultural (bildung) no jovem-Nietsche enquanto prática didática para o filosofar.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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