Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4205
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dc.creatorDaniel Pereira do Prado Dias-
dc.date.accessioned2021-12-11T16:29:17Z-
dc.date.available2021-12-11T16:29:17Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4205-
dc.description.abstractOne of the main aspects that hinder the learning of entomology concepts in high school refers to the culturally conceived view by society about insects, leading to a lack of knowledge about the biology of these animals. To overcome this conflict, it is important to adopt pedagogical strategies centered on the evolution of everyday concepts, so as to also overcome the fragmentation of knowledge. Therefore, the general objective of this research work was to analyze the contributions of fables, in the light of HistoricalCultural Theory and curricular foundations, for the construction of scientific concepts related to Entomology for the third year of high school. Furthermore, the specific objectives are to identify, in official documents, objects of knowledge linked to entomology in high school and to identify which biological concepts can be built from the use of the fables we produce. The methodology consists of the synthetic documental analysis carried out from the official documents for the third year of high school, in order to gather the skills and objects of knowledge related to entomological studies. The second methodological stage consists of the production of fables through these same concepts and skills listed for the third year of high school. Based on the analyses, we found that both the official documents BNCC and the São Paulo curriculum do not address the issue of insects, as the skills and objects of knowledge are generic and do not explicitly relate to entomology, with the need to seek articulations with entomological knowledge. We also observed that the fables contemplate different biological concepts and that they can serve as a complementary resource for the study of entomology in high school, in order to contribute to the development of Biology classes. Thus, we consider that fables can contribute to the process of forming scientific concepts about insects, in addition to favoring the development of some higher psychological functions.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria Histórico-Cultural-
dc.subjectEnsino de Biologia-
dc.subjectZoologia.-
dc.titleFÁBULAS COMO ELEMENTOS MEDIADORES NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS SOBRE ENTOMOLOGIA NO ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Airton José Vinholi Júnior-
dc.description.resumoUm dos principais aspectos que dificultam a aprendizagem dos conceitos de entomologia no ensino médio refere-se à visão culturalmente concebida por parte da sociedade sobre os insetos, levando ao desconhecimento sobre a biologia desses animais. Para superar esse conflito, é relevante que sejam adotadas estratégias pedagógicas centradas na evolução dos conceitos cotidianos, de modo a superar também a fragmentação dos conhecimentos. Portanto, o objetivo geral deste trabalho de pesquisa foi o de analisar as contribuições de fábulas, à luz da Teoria Histórico Cultural e dos embasamentos curriculares, para a construção de conceitos científicos relacionados à Entomologia para o terceiro ano do ensino médio. Ademais, os objetivos específicos são os de identificar, na BNCC e no Currículo Paulista, objetos do conhecimento articulados à entomologia no ensino médio e identificar quais conceitos biológicos podem ser construídos a partir do uso das fábulas que produzimos. A metodologia consta da análise documental sintética realizada a partir da BNCC e do Currículo Paulista para o terceiro ano do ensino médio, a fim de reunir as habilidades e objetos do conhecimento relacionados aos estudos entomológicos. A segunda etapa metodológica consta da produção das fábulas por meio destes mesmos conceitos e habilidades listados para o terceiro ano do ensino médio. A partir das análises, constatamos que tanto a BNCC quanto o currículo paulista não abordam o tema insetos, sendo que as habilidades e objetos do conhecimento são genéricos e não trazem explicitamente relações com a entomologia, havendo a necessidade de buscarmos articulações com os conhecimentos entomológicos. Também observamos que as fábulas contemplam diferentes conceitos biológicos e que podem servir como recurso complementar para o estudo da entomologia no ensino médio, de modo a contribuir no desenvolvimento das aulas de Biologia. Assim, consideramos que as fábulas podem contribuir no processo de formação dos conceitos científicos sobre insetos, além de favorecer o desenvolvimento de algumas funções psicológicas superiores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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