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Tipo: Dissertação
Título: A Importância do Conhecimento Científico na Educação Escolar: Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica
Autor(es): Chaves, Isis de Azevedo
Primeiro orientador: Rossi, Rafael
Resumo: Neste trabalho, socializa-se uma reflexão acerca da origem, função social e natureza do conhecimento científico e sua importância para a educação escolar à luz da Pedagogia Histórico-Crítica. Problematiza-se a desvalorização do conhecimento científico e explicita-se que este tipo de conhecimento muito pode contribuir com a função social da educação escolar, ou seja, permitir aos alunos uma compreensão sólida a respeito da realidade social, numa perspectiva para além das aparências. Tendo como base o entendimento da Pedagogia Histórico-Crítica de que o trabalho educativo é o ato de produzir o humano no homem, definiram-se três objetivos específicos: primeiro, elucidar sobre a origem e a formação humana e a especificidade do conhecimento científico para a humanidade; segundo, demonstrar a origem e função social da educação escolar sob uma perspectiva histórico-crítica; e, terceiro, apresentar a Pedagogia Histórico-Crítica como a pedagogia que defende o desenvolvimento intelectual e humano dos indivíduos, e obstina provar a indissociabilidade humanista entre a ciência e a escola e defender o direito de a classe trabalhadora ter acesso aos conhecimentos clássicos, das ciências, artes e filosofia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho teórico. Os procedimentos metodológicos adotados foram revisão bibliográfica e leitura imanente. Busca-se conceituar e ressaltar a importância do conhecimento científico, assim como da educação escolar. Por conseguinte, pretende-se contribuir para a compreensão de que as apropriações do conhecimento científico, especificamente escolar, possibilitam o desenvolvimento do psiquismo humano, que, por seu turno, faz referência a possibilidades de efetivação da autonomia humana, à formação do sujeito concreto, crítico, capaz de avaliar e transformar as próprias condições objetivas. Este desenvolvimento qualitativo é o que deve ser proporcionado ao sujeito, na educação escolar, a fim de o conhecimento ser convertido em aprendizagem com intenção de humanização.
Abstract: In this work, a reflection on the origin, social function and nature of scientific knowledge and its importance for school education in the light of Historical-Critical Pedagogy is socialized. The devaluation of scientific knowledge is problematized and it is explained that this type of knowledge can greatly contribute to the social function of school education, that is, allow students to have a solid understanding of social reality, in a perspective that goes beyond appearances. Based on the understanding of Historical-Critical Pedagogy that educational work is the act of producing the human in man, three specific objectives were defined: first, to elucidate the origin and human formation and the specificity of scientific knowledge for humanity; second, to demonstrate the origin and social function of school education under a historical-critical perspective; and, third, to present Historical-Critical Pedagogy as the pedagogy that defends the intellectual and human development of individuals, and insists on proving the humanist inseparability between science and school and defending the right of the working class to have access to classical knowledge, sciences, arts and philosophy. It is a research with a qualitative approach, of a theoretical nature. The methodological procedures adopted were literature review and immanent reading. It seeks to conceptualize and emphasize the importance of scientific knowledge, as well as school education. Therefore, it is intended to contribute to the understanding that the appropriations of scientific knowledge, specifically school, enable the development of the human psyche, which, in turn, refers to possibilities for the realization of human autonomy, the formation of the concrete subject, critical, capable of evaluating and transforming their own objective conditions. This qualitative development is what must be provided to the subject, in school education, in order for knowledge to be converted into learning with the intention of humanization. Keywords: School Education. Scientific knowledge. Historical-Critical Pedagogy
Palavras-chave: Educação Escolar
Conhecimento Científico
Pedagogia Histórico-Crítica
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4190
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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