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Tipo: Dissertação
Título: O Ensino de Didática, na década de trinta, no sul de Mato Grosso: Ordem e Controle?
Autor(es): Araujo, Carla Busato Zandavalli Maluf de
Primeiro orientador: Pessanha, Eurize Caldas
Resumo: Esta dissertação apresenta a reconstrução da história do ensino de Didática no sul de Mato Grosso, na década de trinta. Partiu-se do princípio de que a Didática mantinha a marca evidenciada em suas raízes: a ordem e o controle. As fontes de pesquisa abrangeram: publicações das décadas de vinte e trinta, cadernos e livros de ex-normalistas, livros de atas e de expediente das Escolas Normais existentes na época em Campo Grande e realizadas entrevistas com ex-professores e ex-normalistas das Escolas Normais Dom Bosco e Joaquim Murtinho. A análise das diferentes fontes indicou que a estruturação da formação escolarizada de professores em Mato Grosso, recebeu forte influência do Estado de São Paulo, desde o início deste século, em decorrência da mudança do eixo econômico do comércio de exportação, realizado em Corumbá, para a pecuária, centrada na cidade de Campo Grande. Essa influência persistiu na década de trinta, através dos manuais escolares adotados e da docência de ex-normalistas cuiabanas, que permitiram a penetração do ideário escolanovista. Constatou-se, porém, que tanto as práticas pedagógicas, quanto os conteúdos de Didática desenvolvidos na Escola Normal em Campo Grande, também continham traços da chamada escola tradicional. Concluiu-se ainda, que ordem e controle podem ser tomadas tanto como manifestação do espírito positivista e liberal da época, quanto marca constitutiva da Didática.
Abstract: This dissertation presents a reconstruction of the history of the teaching of Didactics in the south of Mato Grosso during the 1930s; the point of departure adopted was the principle that Didactics maintains a deeply rooted feature: order and control. Our research was based on the following sources: documents of the 1920s and 1930s. books and notebooks of former students, registers of the Teacher Training Schools existing in Campo Grande and interviewed ex-professores and students of Dom Bosco and Joaquim Murtinho Teacher Training Schools. The analysis of the different sources indicate that the structuring of the teachers' training courses in Mato Grosso received a strong influence from the state of San Paulo dating from the start of the XX century due to the change in the economic axis of the Corumba export trade in favor of Campo Grande - based cattle breeding. This influence persisted in the 1930s, though the uses of school textbooks and Cuiaban theacher - trained professors who permitted the penetration of "escolanovista" ideals. However, it was found tha pedagogical practice as well as the contents of The Didactis' course of the Teacher Training School in Campo Grande also showed trances of tradicional schooling. The conclusion arrives at is that order and control can be understood equally as a manifestation of the positivist and liberal spririt of times as well as a landmark of Didactics.
Palavras-chave: Didática
História das disciplinas escolares
Formação de professores
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Faculdade, Instituto ou Escola: FAED
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4187
Data do documento: 1997
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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