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Tipo: Tese
Título: CULTURA ESCOLAR CATÓLICA NO SUL DO ANTIGO MATO GROSSO: EM FOCO O CURSO SECUNDÁRIO NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES SALESIANAS (1931–1961)
Autor(es): HELOISE VARGAS DE ANDRADE
Primeiro orientador: Jacira Helena do Valle Pereira Assis
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo identificar e compreender práticas escolares, sociais, culturais e religiosas nos cursos secundários confessionais implantados pela Congregação Salesiana, no sul do antigo estado de Mato Grosso, entre os anos 1931-1961, para apreender como a cultura escolar católica salesiana construiu disposições que atuaram para a estruturação de um habitus salesiano. As instituições investigadas compreendem: Colégio Dom Bosco e Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, na cidade de Campo Grande; Ginásio Santa Teresa e Ginásio Nossa Senhora Imaculada da Conceição, na cidade de Corumbá. Essa pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa – Educação, Cultura, Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e incursiona pela História e Sociologia da Educação, com finalidade de aproximação da cultura escolar católica produzida no interior dos cursos de ensino secundário desses estabelecimentos. O ano de 1931 foi marcado pela Reforma Francisco Campos, que constitui as bases da cultura escolar do ensino secundário, também nessa década as instituições salesianas investigadas passaram a funcionar concomitantemente. Já o ano de 1961, é marcado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que dentre outras medidas foi responsável por uma diminuição das disciplinas humanísticas e avanço de uma tendência pedagógica tecnicista. A partir dessa década, os salesianos passaram a enfrentar no campo educacional maior concorrência pelo aumento dos estabelecimentos públicos de ensino secundário. Utilizou-se como fonte de investigação documentos escolares das instituições mencionadas, obras memorialísticas contendo relato de professores e ex-alunos, fontes jornalísticas sobre a atuação dos colégios à época e documentos legislativos nacionais e locais sobre o ensino secundário. As fontes foram cruzadas e analisadas a partir do referencial teórico de Pierre Bourdieu e interlocutores. Para a análise foram mobilizados os conceitos de campo escolar e religioso, prática e habitus. A compreensão da cultura escolar foi mobilizada para uma aproximação da trajetória desses educadores no campo educacional brasileiro e dos ideais salesianos de educação, que estão sistematizados no “Sistema Preventivo de Dom Bosco”. Os salesianos empreenderam estratégias para criação de uma educação de excelência, as quais, juntamente com as práticas pedagógicas orientadas por princípios religiosos, conferiram à congregação um espaço de legitimidade no campo escolar. Os colégios investiram em uma educação moral e religiosa com práticas que proporcionavam o contato com a “cultura legítima” e a ampliação de capital simbólico e social. Os resultados apontam indícios de que tais práticas contribuíram para estruturação de um habitus salesiano – com uma visão de mundo e com forma de específica de ser e estar na sociedade. O ensino salesiano contribuiu para a formação de agentes religiosos, metódicos e organizados dentre outros atributos sociais.
Abstract: In this paper we attempt to identify and understand school, social, cultural and religious practices in secondary confessional courses implemented by the Salesian congregation, in the South of the former Mato Grosso state, between the years of 1931-1961, in order to understand how the Salesian catholic school culture built provisions which worked on the structuring of a Salesian habitus. For this purpose the following investigated institutions were taken into account: Colégio Dom Bosco and Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, sited in the city of Campo Grande; in addition Ginásio Santa Teresa and Ginásio Nossa Senhora Imaculada da Conceição, in the city of Corumbá. This research is linked to the research line – Education, Culture, Society, from the graduate studies program in Education, from the Education School, from the Federal University of Mato Grosso do Sul and dabbled in History and Sociology of Edutation, in order to approach the catholic school culture produced in interior of those secondary courses of these institutions. The year of 1931 is marked by Francisco Campos Reform, which stablished the basis of school culture in secundary teaching, also in the same decade Salesian institutions aforementioned started working concurrently. The year of 1961 is marked by the Law of guidelines and basis of Education, in which among other things was responsible for a lowering in humanistic disciplines and an advancement in a pedagogical technicist tendency. From this decade forward, Salesians started facing greater competition due to the fact of an increase of public institutions of secondary teaching. For such investigation sources we used school documents from the aforementioned institutions, memorial works, containing teachers and former students’ reports, journalistc sources about the those schools activities at the time, and local and national legislative documents about secundary teaching. Sources were analysed and crossed starting with Pierre Bourdieu’s theoretical background and interlocutors. For such analyse we based it on the concepts of school and religious field, practice and habitus. The school culture understading was used for approaching these educators trajectory in the Brazilian educational field and the Salesian educational ideals, which are systematized in the ‘Dom Bosco’s Preventive System’. The Salesians applied strategies in order to build an excellence education, along with pedagogical practices based on religious principles, that gave the congregation a legitimacy status in the educational field. Those schools invested in a religious and moral education which provided an approximation of the ‘legit culture’ and an expansion of simbolic and social capital. The results point out evidence that those practices contribuited in the structuring of a Salesian habitus – stablishing a particular worldview and way of being in society. The Salesian teaching contributed to the formation of methodical, religious and highly organized agents among other social attributes.
Palavras-chave: cultura escolar católica
ensino secundário
educação salesiana
habitus salesiano
história da educação.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4142
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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