Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4084
Tipo: Tese
Título: PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DO PROFESSOR DE SURDOS NO ENSINO MÉDIO: NARRATIVAS DE SI
Autor(es): Romilda Meira De Souza Barbosa
Primeiro orientador: Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento
Resumo: Pela força da Lei, o professor de surdo no Ensino Médio tem suas práticas discursivas atravessadas por dispositivos legais da inclusão e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e, nessa trama de discursos, ele se constitui sujeito atravessado por múltiplos (O)utros que, por/para/sobre ele, falam à revelia do que ele pensa e diz. Importa ouvi-lo para saber como se processa sua subjetivação, como são feitas as suas representações pelo viés de discursos, que o atravessam e o constituem, para problematizar a educação a partir de seu dizer. Nesta esteira, partimos do pressuposto de que o professor, ao narrar acerca do quê, como e para quem ensina, tenta se inscrever em discursos oficiais, que se pretendem regularizados; temos por hipótese que há tentativa de identificação do sujeito professor com tais discursos, sob estratégia de saber-poder, uma vez que não se subjetiva como professor do surdo. Para tanto, norteados pelo questionamento de como se processa a subjetivação do professor de surdo no Ensino Médio, levantamos as questões de pesquisa: i. Como se constitui a (des)ordem nos dizeres de professores de surdos, no Ensino Médio em relação aos discursos oficiais da inclusão?; ii. Quais regularidades de enunciados se materializam no discurso desse sujeito professor, acerca de si e do (O)outro?; iii. Nas narrativas de si, como ocorre a subjetivação do sujeito professor de surdos, no Ensino Médio, na perspectiva de discursos de uso das TICs? Temos por objetivo geral problematizar as narrativas do professor, compreendendo-as como escritas de si, nas e pelas quais se pode entreouvir sua voz acerca do que seja ser professor de surdo no Ensino Médio. Em específico, objetivamos: 1) discutir possíveis efeitos de sentido que perpassam as narrativas do professor, sob o viés do funcionamento do processo de in-exclusão na escola; 2) interpretar as representações que os professores têm de si e do (O)outro; e 3) analisar, no processo de subjetivação, como ocorrem as (des)identificações do sujeito professor com os discursos oficiais que são veiculados e validados na escola acerca do estudante com surdez. Ao perfazer a trama teórico-metodológica, embasamo-nos na transdisciplinaridade: na interface com a Psicanálise lacaniana (LACAN, 1998, 2003, 2005) para entendermos a constituição do sujeito na/pela língua(gem), cindido e clivado; na perspectiva discursiva-desconstrutiva, (DERRIDA, 2001a, 2003; CORACINI, 2007, 2015), para uma leitura problematizadora do discurso pela qual podemos interpretar a palavra em sua ambivalência de sentidos e desconstuir totalidades; e na arqueogenealogia (FOUCAULT, 1979, 2007, 2014) como dispositivo de análise das relações de saber-poder, na compreensão da construção da (a)normalidade e das práticas discursivas, que são formuladas a partir da, e na forma de enunciados circulantes no cotidiano do espaço escolar. O corpus constitui-se recortes selecionados de entrevistas orais (gravadas e transcritas) de dez professores de surdos no Ensino Médio, em cinco escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. A pesquisa estrutura-se em duas partes: a primeira elenca pesquisas realizadas a partir de narrativas de professores, bem como o lócus de enunciação dos sujeitos para compor as condições de produção dos discursos, aspecto que encampa e norteia a confiabilidade do gesto de interpretação; a segunda traz o arcabouço teórico-metodológico articulado ao dispositivo analítico para nortear os gestos de leitura dos eixos da pesquisa, os quais se apresentam imbricados, constitutivos uns do outros e nos possibilitam entrever, , como se processa a sub(ob)jetivação do sujeito professor nas narrativas de si. Nos gestos (in)conclusivos de leituras, sempre abertas a outras, interpretamos que o professor ao dizer do outro, isto é, de sua prática, narra a si mesmo, na alteridade e contradição de ser ele (ouvinte), o in-excluído, o “estranho” em sua própria casa (a sala de aula), dadas as relações de hos(ti)pitalidade com os muitos (O)outros que o instigam a (des)afiar-se no entremeio de discursos que o constituem. Em seu dizer escapam os sentidos do que seja, para ele, ser sujeito/objeto do saber, na trama de discursos sobre/para ele, aos quais ele tenta identificar-se como forma de resistência. Palavras-chave: Análise do Discurso. Hos(ti)pitalidade. Subjetivação. Professor de surdos. Ensino Médio.
Abstract: By force of Law, the deaf education teacher in high school has his discursive practices crossed by legal provisions of inclusion and Information and Communication Technologies (ICTs) and, in this web of discourses, they constitute a subject crossed by multiple (O)thers that, by/for/about him, speak in the absence of what he thinks and says. It is important to listen to him in order to know how his subjectivation is processed, how his representations are made through the bias of his discourses, which cross and constitute him, in order to problematize education based on what he says. In this way, we start from the assumption that the teacher, when narrating about what, how and for whom he teaches, tries to register in official speeches, which are intended to be regularized; we hypothesize that there is an attempt to identify the teacher subject with such discourses, under the knowledge-power strategy, since he is not subjective as a the deaf education teacher . Therefore, guided by the questioning of how the subjectification of deaf education teachers in high school we raise the following research questions: i. How is (dis)order constituted in the sayings of deaf education teachers in high school in relation to the official discourses of inclusion?; ii. What regularities of utterances materialize in the discourse of this subject teacher, about himself and the (O)ther?; iii. In the narratives of the self, how does the subjectivity of the subject teacher of the deaf occur in high school, from the perspective of discourses on the use of ICTs? Our general objective is to problematize the teacher's narratives, understanding them as written by themselves, in and through which their voice can be overheard about what it means to be a deaf education teacher in high school. Specifically, we aim to: 1) discuss possible meaning effects that permeate the teacher's narratives, under the bias of the functioning of the of in-exclusion process in the school; 2) interpret the representations that teachers have of themselves and of the (O)ther; and 3) to analyze, in the subjectivation process, how the (dis)identifications of the subject teacher occur with the official discourses that are conveyed and validated at school about students with deafness. When completing the theoretical-methodological plot, we based on transdisciplinarity: in the interface with Lacanian Psychoanalysis (LACAN, 1998, 2003, 2005) to understand the constitution of the subject in/by language, split and cleaved; in the discursive-deconstructive perspective, (DERRIDA, 2001a, 2003; CORACINI, 2007, 2015), for a problematizing reading of the discourse through which we can interpret the word in its ambivalence of meanings and deconstruct totalities; and in archaeology (FOUCAULT, 1979, 2007, 2014) as a device for the analysis of knowledge-power relations, in the understanding of the construction of (ab)normality and discursive practices, which are formulated from and in the form of circulating statements in the daily life of the school space. The corpus consists of selected excerpts from oral interviews (recorded and transcribed) of ten deaf education teachers in high school, in five state schools in Mato Grosso do Sul. The research is structured in two parts: the first one lists research carried out from teachers' narratives, as well as the locus of enunciation of the subjects to compose the conditions for the production of speeches, an aspect that encompasses and guides the reliability of the interpretation gesture; the second one brings the theoretical-methodological framework articulated to the analytical device to guide the reading gestures of the research axes, which are imbricated, constitutive of each other and allow us to glimpse, how the subject's sub(ob)jectivation of the subject teacher is processed in the narratives of themselves. In the (in)conclusive gestures of readings, always open to others, we interpret that the teacher, when speaking of the other, that is, of his practice, narrates himself, in the alterity and contradiction of being he (listener), the in-excluded , the “stranger” in his own home (the classroom), given the hos(ti)pitality relations with the many (O)thers who instigate him to (de)sharpen himself in the midst of the discourses that constitute him. In saying about him, the meanings of what it means, for him, to be subject / object of knowledge escape, in the web of discourses about / for him, to which he tries to identify himself as a form of resistance. Keywords: Discourse Analysis. Hos(ti)pitality. Subjectivation. Teacher of the deaf. High school.
Palavras-chave: Análise do Discurso. Hostipitalidade. Subjetivação. Professor de surdos. Ensino Médio.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4084
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BARBOSA_Romilda_Meira_de_Souza_tese_Doutorado_Letras_UFMS.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.