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Tipo: Dissertação
Título: “RAÇA”, GÊNERO E GERAÇÃO: CATEGORIAS INDISSOCIÁVEIS NO PROCESSO FORMATIVO
Autor(es): DAYANE SOUZA NOGUEIRA DA SILVA PIMENTEL
Primeiro orientador: Christian Muleka Mwewa
Resumo: Esta dissertação discute as percepções “raciais”, de gênero e geracionais no contexto formativo das (os) discentes do curso de pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Três Lagoas. Buscou-se com o estudo compreender se disciplinas especificas em torno da temática abordada são fundamentais e podem fazer a diferença na formação do profissional que irá trabalhar na educação infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa de cunho etnográfico. Para tanto utilizamos como instrumento metodológico formulários de pesquisas aplicados para com as/os alunas/os do primeiro ao último ano do curso de Pedagogia CPTL/UMFS do ano de 2019 da cidade de Três Lagoas. Assim, teve-se em vista a necessidade de se dialogar com autores da Teoria Crítica, dos Estudos Culturais e da Sociologia da Infância para dar suporte teórico e fomentar as discussões no decorrer deste trabalho. Os resultados sinalizam que todas as quatro turmas abordadas se encontram envoltas em discussões acadêmicas, o que as oportuniza a (re)avaliar seus conceitos, pois disciplinas que fomentam discussões no que tange a formação étnica, “racial” e as que tangem às questões culturais podem contribuir de maneira significativa na formação das futuras pedagogas no fomento de uma sociedade em processo de dirimir as suas discriminações estruturais. Por meio da análise empreendida, ressalto a possibilidade de superação das limitações das futuras pedagogas, como por exemplo, a falta de (in)formação por parte dos profissionais na área da educação infantil e isto reflete no contexto formativo da educação infantil. Por outro lado, a existência da disciplina obrigatória “Educação e Relações Étnico-Raciais” no curso de Pedagogia pode ter fomentado o reconhecimento dessa carência como um passo importante para que as/os futuras/os professoras/os criassem consciência da importância das relações “raciais”, de gênero e geracionais.
Abstract: This dissertation discusses the “racial”, gender and generational perceptions in the training context of (the) students of the pedagogy course at the Federal University of Mato Grosso do Sul, Três Lagoas Campus. The study sought to understand if specific disciplines around the topic addressed are fundamental and can make a difference in the training of professionals who will work in early childhood education. The methodology used was research with a qualitative and quantitative approach of ethnographic nature. For this purpose, we used research forms applied to students from the first to the last year of the CPTL/UMFS Pedagogy course in 2019 in the city of Três Lagoas as a methodological instrument. Thus, we had in mind the need to dialogue with authors from Critical Theory, Cultural Studies and Childhood Sociology to provide theoretical support and foster discussions throughout this work. The results indicate that all four groups addressed are involved in academic discussions, which gives them the opportunity to (re)evaluate their concepts, as disciplines that foster discussions regarding ethnic, "racial" and cultural issues they can significantly contribute to the formation of future pedagogues in fostering a society in the process of solving its structural discriminations. Through the analysis undertaken, I emphasize the possibility of overcoming the limitations of future pedagogues, such as the lack of (in)training on the part of professionals in the field of early childhood education and this reflects in the formative context of early childhood education. On the other hand, the existence of the compulsory subject “Ethnic-Racial Relations and Education” in the Pedagogy course may have fostered the recognition of this lack as an important step for future teachers to raise awareness of the importance of relationships “racial”, gender and generational groups.
Palavras-chave: Relações “raciais”, de gênero e geracionais. Práticas Pedagógicas. Formação
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4019
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

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