Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3942
Tipo: Tese
Título: Para uma economia criativa de base territorial: uma proposta multidimensional a partir de redes híbridas
Autor(es): Pacheco, Adriano Pereira de Castro
Primeiro orientador: Benini, Élcio Gustavo
Resumo: O objeto de estudo desta tese é a economia criativa (EC). Particularmente, o trabalho coloca em perspectiva a relação entre EC, territórios e territorialidades, tendo por objetivo propor dimensões analítico-conceituais para examinar as características da EC de base territorial. Com efeito, o argumento central desta tese é que a EC de base territorial corresponde à uma economia introjetada de componentes simbólico-culturais e resulta dos fluxos, redes e interações político-institucionais no contexto de território como espaço híbrido. Trata-se, portanto, de uma EC territorializada, multiescalar, multidimensional, material e imaterial. Para esse intento, a pesquisa utilizou múltiplos métodos para acesso ao campo empírico e para a análise dos dados. O percurso metodológico constituiu-se: a) da realização da pesquisa-diagnóstico “Redes Híbridas de Cultura: cartografia relacional da economia criativa e solidária em Campo Grande”; b) da seleção de casos múltiplos para aprofundamento da análise; c) de entrevistas em profundidade, análise documental e observação não participante. Para análise do conjunto de dados obtidos recorreu-se ao método da análise de conteúdo, com apoio de redes semânticas. Os resultados, além de reforçarem a importância da dimensão simbólica na constituição da EC enquanto vetor de desenvolvimento, propõem a necessidade de articulação com outras dimensões estratégicas do próprio território, notadamente as dimensões econômica e político-institucional.
Abstract: The object of study of this thesis is the creative economy (CE). Particularly, the work points out the relationship between CE and territories with the aim of establishing a conceptual-analytic framework to think a land-based CE. At the same time, it inserts the CE as a development strategy beyond the instrumental sphere of the economy, translating it to a substantive and relational perspective. For this purpose, the research used multiple methods to access the empirical field and for data analysis. The methodology was constituted of the following tasks: a) conduction of the diagnostic research "Hybrid Culture Networks: relational cartography of the creative and solidarity economy in Campo Grande"; b) selection of multiple cases for further analysis; c) in-depth interviews, document analysis and non-participant observation. The obtained data set was analyzed through the content analysis method supported by semantic networks: The results, in addition to reinforcing the importance of the symbolic dimension in the constitution of the CE as a vector of development, propose the need for articulation between strategic dimensions for the advent of a land-based CE, notably the symbolic-cultural, economic and political-institutional dimensions.
Palavras-chave: Economia Criativa
Criatividade nos Negócios
Desenvolvimento Econômico
Creative Ability in Business
Economic Development
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3942
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_versao_final_2021.pdf9,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.