Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3886
Tipo: Dissertação
Título: A Alternância desde a Formação de Professores na Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Autor(es): Brasil, Kelly Cardoso
Primeiro orientador: Piatti, Celia Beatriz
Resumo: Associada à linha de pesquisa “Processos formativos, práticas educativas, diferenças” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), esta investigação teve como objetivo geral analisar a alternância desde a formação de professores do curso de licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os objetivos específicos foram: analisar os documentos/ regulamentos, resoluções/leis que regem as políticas públicas da educação do campo e apresentar, descrever e discutir a formação em regime de alternância na licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Leducampo. A pesquisa ancorou-se no aporte teórico-metodológico da teoria histórico-cultural, representada por Vygotsky e seus interlocutores em relação a autores que estudam a educação do campo e a Pedagogia da Alternância, problematizando se a modalidade de alternância possibilitou acesso e permanência para a formação dos acadêmicos da Licenciatura em Educação do Campo da UFMS. Para alcançarmos os objetivos da pesquisa, realizamos a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso em discussão e realizamos entrevista semiestruturada com seis acadêmicas e dois professores dessa Licenciatura, destacando o processo formativo em alternância. Verificamos que a organização da licenciatura em regime de Alternância tem-se configurado um mecanismo importante e contra-hegemônico para a concretização da formação docente em licenciaturas específicas para atuação em escolas do campo. Evidenciamos os conflitos, as tensões, as potencialidades e os desafios enfrentados na realização de um curso de nível superior, tendo a alternância como mediadora da organização do trabalho pedagógico e da produção de conhecimento socialmente comprometido com a classe trabalhadora do campo. Compreendemos que a alternância, na condição de estratégia teórica e metodológica de organização didático-pedagógica, reforça a alternativa para que os sujeitos, ao cursarem o nível superior, evitem deixar o campo, concluam o curso e, como egressos, integrem-se às escolas do campo em MS, na condição de professores habilitados em um processo de formação que os coloca como sujeitos de direito, no interior da universidade, em seu projeto profissional e pessoal.
Abstract: Associated to the research line "Formative processes, educational practices, differences" of the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), this investigation had as its general objective to analyze the alternation since the formation of teachers of the degree course in Field Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul. The specific goals were: to analyze the documents/regulations, resolutions/laws that govern the public policies for rural education and to present, describe, and discuss the alternating cycle training in the undergraduate course in Rural Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul - Leducampo. The research was anchored on the theoretical-methodological contribution of the cultural-historical theory, represented by Vygotsky and his interlocutors in relation to authors who study rural education and the Pedagogy of Alternating Cycle, questioning whether the alternating cycle modality has enabled access and permanence for the formation of the students of the Undergraduate Degree in Rural Education of the UFMS. To reach the research goal, we conducted a documental analysis of the Pedagogical Project of the course under discussion and carried out semistructured interviews with six students and two teachers of this degree program, highlighting the formation process in alternation. We verified that the organization of the licentiate degree in alternating cycle has been configured as an important and counter-hegemonic mechanism for the concretization of teaching formation in specific licentiates to act in rural schools. We highlight the conflicts, tensions, potentialities, and challenges faced in the realization of a higher education course, having alternating cycle as a mediator of the organization of pedagogical work and the production of knowledge socially committed to the rural working class. We understand that the alternating cycle, in the condition of theoretical and methodological strategy of didactic-pedagogical organization, reinforces the alternative so that the subjects, when attending higher education, avoid leaving the countryside, complete the course and, as graduates, integrate themselves into the rural schools in MS, in the condition of qualified teachers in a formation process that places them as subjects of law, inside the university, in their professional and personal project.
Palavras-chave: Formação de Professores
Educação do Campo
Políticas Públicas
Teoria Histórico-Cultural
Pedagogia da Alternância
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3886
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KELLY_DISSERTAÇÃO 2021.pdf1,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.