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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3869
Tipo: | Dissertação |
Título: | SABERES PARA ENSINAR GEOMETRIA NO ENSINO PRIMÁRIO: um estudo sobre manuais escolares produzidos por Theobaldo Miranda Santos |
Autor(es): | ALINE SUEMI MOROTO |
Primeiro orientador: | Edilene Simoes Costa dos Santos |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar, sob a perspectiva histórica, os possíveis saberes para ensinar geometria no ensino primário brasileiro presentes em manuais escolares produzidos pelo educador Theobaldo Miranda Santos no período de 1946 a 1960. Esse intervalo compreende a publicação da Lei Orgânica do Ensino Normal de 1946 e o ano de publicação do manual pedagógico mais recente analisado. O estudo dos manuais foi conduzido a partir da seguinte questão: Que saberes para ensinar geometria no ensino primário podem ser identificados em manuais escolares de Theobaldo Miranda Santos publicados entre 1946 e 1960? Para o desenvolvimento do trabalho assumimos a perspectiva da história cultural (CHARTIER, 2002), e os conceitos de cultura escolar (JULIA, 2001), história dos livros e das edições didáticas (CHOPPIN; 2002, 2004) e de saberes a ensinar e saberes para ensinar (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017). Analisamos os manuais pedagógicos Noções de Didática Especial (1960) e Metodologia do Ensino Primário (1952), além dos livros didáticos da série Vamos Estudar? produzidos entre 1953 e 1968. O resultado do estudo indica que o manual escolar, um produto cultural de uma dada sociedade, reflete as finalidades educacionais de sua época. Theobaldo Miranda Santos, um educador carioca com influências da educação tradicional, transitou entre a vaga intuitiva e a escola nova e introduziu em seus manuais pedagógicos saberes para ensinar geometria, saberes esses também presentes em sua série de livros didáticos para o ensino primário. Os livros em questão não apenas vieram para auxiliar professores do ensino primário a exercer sua função educativa, mas também reuniram e sistematizaram saberes a serem mobilizados pelos profissionais docentes. |
Abstract: | This research aims to analyze, from a historical perspective, possible knowledge for teaching geometry in Brazilian primary education present in scholar manuals produced by the educator Theobaldo Miranda Santos between 1946 and 1960. The period of time includes the publication of Organic Law of Normal School in 1946 and the year of publication of the most recent teaching manual analyzed. The study was conducted based on the following question: What knowledge for teaching geometry in primary education may be identified in scholar manuals by Theobaldo Miranda Santos and published between 1946 and 1960? We assume the perspective of cultural history (CHARTIER, 2002), and the concepts of scholar culture (JULIA, 2001) history of books and didactic editions (CHOPPIN; 2002, 2004), knowledge to teach and knowledge for teaching (HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 2017). We analyzed the teaching manuals Noções de Didática Especial (1960) and Metodologia do Ensino Primário (1952) and the textbooks Vamos Estudar?, produced between 1953 and 1968. The result of the study indicates that the school manual, a cultural product of a given society, reflects the educational purposes of its time. Theobaldo Miranda Santos, a carioca educator with influences from traditional education, may have transitioned between the intuitive wave and the new school and introduced in his teaching manuals knowledge for teaching geometry, knowledge that is also present in his series of textbooks for primary education. The books above not only came to help primary school teachers exercise their educational function, but also gathered and systematized knowledge to be mobilized by teaching professionals. |
Palavras-chave: | História da educação matemática saberes para ensinar geometria manuais escolares Theobaldo Miranda Santos |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3869 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
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