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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3839
Tipo: | Dissertação |
Título: | A Escola Betine em MS: (Des) Caminhos da educação nos presídios |
Autor(es): | ELIANA DORACI DA SILVA |
Primeiro orientador: | Antonio Carlos do Nascimento Osorio |
Resumo: | Este estudo investiga as bases de implantação da Escola Estadual Polo Profª Regina Lúcia Anffe Nunes Betine (Escola Betine) nas extensões escolares existentes nos presídios masculinos de regime fechado do município de Campo Grande: Instituto Penal de Campo Grande (IPCG), Centro de Triagem “Anísio Lima” (CTAL) - unidades penais de segurança média, e o Estabelecimento Penal “Jair Ferreira de Carvalho” (EPJFC), unidade penal de segurança máxima, no período de 2003 a 2019. A partir dos referenciais de Michel Foucault e por intermédio da pesquisa bibliográfica, documental, observação e entrevista semiestruturada, buscamos descrever as bases da história que se consolidaram por esta instituição escolar, considerada a primeira escola pública brasileira regulamentada para atender a população carcerária e suas propostas frente às declarações de reinserção social pela educação, enfatizada em entrevistas e reportagens disponibilizadas na mídia. A pesquisa possibilitou o mapeamento das instituições que atendiam a população carcerária destes presídios antes e após sua criação e a verificação das condições dos espaços escolares nas prisões, podendo subsidiar os responsáveis na elaboração de projeto político-pedagógico que contemple as especificidades da escolarização em prisões. Os resultados indicam que a Escola Betine deixou de ser exclusiva no atendimento ao sistema penitenciário do estado de Mato Grosso do Sul e que a educação profissionalizante é agregada à educação regular oferecida nas extensões da escola com foco na ressocialização e valorização de mão de obra. Palavras-chave: Escolarização em Prisões; Trajetória; Sistema Penitenciário. |
Abstract: | This study investigates the bases of implementation of the State School Polo Profª Regina Lúcia Anffe Nunes Betine (Escola Betine) in the existing school extensions in male prisons of closed regime in the city of Campo Grande: Penal Institute of Campo Grande (IPCG), Triage Center "Anísio Lima" (CTAL) - medium security penal units, and the Penal Establishment "Jair Ferreira de Carvalho" (EPJFC), maximum security penal unit, in the period from 2003 to 2019. Based on Michel Foucault's references and by means of bibliographic and documental research, observation and semi-structured interviews, we sought to describe the bases of the history that was consolidated by this school institution, considered the first Brazilian public school regulated to attend the prison population and its proposals in face of the statements of social reinsertion through education, emphasized in interviews and reports made available in the media. The research made possible the mapping of the institutions that attended the prison population in these prisons before and after its creation and the verification of the conditions of the school spaces in prisons, being able to subsidize those responsible in the elaboration of a political-pedagogic project that contemplates the specificities of schooling in prisons. The results indicate that the Betine School is no longer exclusive in the attendance to the penitentiary system of the state of Mato Grosso do Sul and that the professionalizing education is added to the regular education offered in the extensions of the school with focus on the resocialization and valorization of labor. Keywords: Schooling in Prisons; Trajectory; Penitentiary System. |
Palavras-chave: | .Educação em presídios Escola Betine Educação de Jovens e Adualtos. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3839 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
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