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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3780
Tipo: | Dissertação |
Título: | OS SLAMS POÉTICOS E SUAS CAPACIDADES DE DESENVOLVEREM ASCONSCIÊNCIAS INDIVIDUAIS |
Autor(es): | CAMILA DE OLIVEIRA PINTO |
Primeiro orientador: | Inara Barbosa Leao |
Resumo: | Este trabalho buscou analisar a manifestação estética do Slam de poesia e sua implicação para a consciência individual do artista que o produz. A pesquisa se orienta metodologicamente pela epistemologia materialista histórico-dialética e seu fundamento é a teoria psicológica Sócio-Histórica, que nos oferece suporte para o estudo da psicologia da arte, embasado nas elaborações teórico-metodológicas de Vigotski (1991, 1993, 1995, 1996, 1999a, 1999b, 1999c, 2010, s/a). Nossa hipótese é a de que a participação nos Slams de poesia é uma atividade que medeia a relação entre o sujeito e a realidade, tornando possível o desvelar das contradições existentes na sociedade para o indivíduo que a pratica, produzindo a ampliação de sua consciência. Elencamos como objetivo geral analisar as manifestações estéticas dos Slams de poesia e as suas implicações para a consciência individual e como objetivos específicos contextualizar historicamente esta forma de manifestação artística, compreender o processo estético subjacente a esta forma de expressão da arte e discutir a função catártica exercida pela performance do Slam de poesia. Esta pesquisa seguiu os princípios da abordagem qualitativa tendo como sujeito 01 (um) artista que atua em um grupo de poesia da modalidade Slam no município de Campo Grande – MS. Para o cumprimento de nossa orientação teórico-metodológica efetivamos pesquisa bibliográfica que nos possibilitou deduzir quais os aspectos sociais e psíquicos precisaríamos conhecer na consciência do artista e qual a sua dinâmica. Adotamos como técnica para explorar a dinâmica da consciência a Análise Gráfica do Discurso construída por Lane (1989a, 1989b) e Leão (1996, 1999, 2007, 2016). Esta técnica foi utilizada pois compreendemos que a análise da consciência individual é possibilitada pelos elementos semióticos que a estruturam e que pertencem ao domínio das significações e sentidos que constituem o discurso do sujeito, pois este expressa os movimentos do pensamento e demais funções psicológicas superiores que são executados com a linguagem. A resposta que encontramos a partir da análise da consciência individual do artista demonstra que, a possibilidade de ter suas experiências pessoais ouvidas por outros sujeitos e valorizadas por um grupo social, é o motivo que mantém a atividade, que, ao ser mediada pela vivência estética, promove alterações qualitativas na subjetividade e modifica a identidade de seus participantes. Ainda que tal enriquecimento e ampliação da identidade se apresente como efeito psíquico decorrente desta atividade, compreendemos que a linguagem artística do Slam de poesia, ao reproduzir em sua dinâmica de manifestação valores ideológicos das classes hegemônicas, produz a reificação da consciência do artista, obstando ao sujeito compreender as contradições da atividade que realiza. Palavras-chave: Consciência. Psicologia da Arte. Slam de poesia. |
Abstract: | This thesis analyzes Poetry Slam's aesthetic expressions and their implication for the individual consciousness of the artists who produce them. It takes a historical-dialecticalmaterialist epistemic and methodological approach and engages critical concepts from socio-historical psychology theory. It draws on the theoretical and methodological elaborations of Vigotski (1991, 1993, 1995, 1996, 1999a, 1999b, 1999c, 2010, s/a) to study the psychology of art. The driving hypothesizes of this work is that participation in poetry slams is an activity that mediates the relationship between the subject and reality, with the potential to unveil to spoken word artists significant social contractions, expanding their consciousness. This thesis aims to examine the aesthetic expressions of poetry slam and their experiential impact upon the artist's consciousness. Moreover, it raises a discussion around the cathartic function of poetry slam as a creative-artistic practice by historically contextualizing this art form and examining the aesthetic processes artists partake. This research uses qualitative methods, including discourse analysis, and bibliographical research, to frame questions around social and psychic aspects and dynamics that propel critical shifts in the artist's consciousness. It focuses on the discourse analysis of one artist's work, a member of a poetry slam collective in Campo Grande-Mato Grosso do Sul, Brazil. The analyses employ the Graphical Discourse Analysis built by Lane (1989a, 1989b) and Leão (1996, 1999, 2007, 2016) to explore the dynamics of consciousness. The choice for this method assumes that the analysis of individual consciousness is possible by looking at the semiotic elements that structure the consciousness. Such elements belong to the domain of meanings and senses that constitute the subject's discourses which can reveal how the artists express their movements of thought and other higher psychological functions through their use of language. This thesis concludes that an analysis of the individual consciousness of the artist demonstrates that the possibility of having his personal experiences heard by other subjects and valued by a social group is the motive that keeps the activity. When mediated by the aesthetic experience, the activity promotes qualitative changes in subjectivity and transforms the identity of its participants. However, even though we see an enrichment and expansion of identity appear as a psychic effect resulting from this activity, this thesis argues the artistic language of the Poetry slam reproduces ideological values of the hegemonic classes in some of its dynamics of expressions. Such reproduction reifies these values in the artist's consciousness, thus hindering the subject from understanding the contradictions of the activity he performs. Keywords: Consciousness. Psychology of Art. Poetry slam. |
Palavras-chave: | Consciência. Psicologia da arte. Slam de Poesia |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3780 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
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