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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3758
Tipo: | Dissertação |
Título: | TRANSPORTE ESCOLAR EM REGIÃO DE FRONTEIRA: APLICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE MEIOS EFETIVOS AOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL CAIC "PADRE ERNESTO SASSIDA" E CEMEI "CATARINA ANASTÁCIO DA CRUZ" |
Autor(es): | Mabel Marinho Sahib Aguilar |
Primeiro orientador: | Marco Aurelio Machado de Oliveira |
Resumo: | Esta Dissertação é fruto de inquietações trazidas pela vivência na fronteira em estudo, que estabeleceu parâmetros para analisar as relações cotidianas, sob a ótica dos transportes coletivos disponíveis, o fluxo de transeuntes que cruzam diariamente a faixa fronteiriça, especificamente alunos, migrantes semi-retornados da Rede Municipal de Ensino (REME) de Corumbá, MS. Nosso interesse central esteve na compreensão da utilização de veículos, considerados como inaptos ao transporte de passageiros, que se deslocam vindos da Bolívia para estudar no Brasil. Nesse sentido, nosso objetivo geral foi foi investigar o transporte público escolar em região de fronteira: os meios de transporte, segurança e modalidades utilizados pelos alunos na fronteira Brasil/Bolívia na Escola Municipal CAIC “Padre Ernesto Sassida” e CEMEI “Catarina Anastácio da Cruz” e propor a inserção de nova linha de transporte escolar no município. Trata-se de uma pesquisa aplicada, uma vez que está voltada para a geração de conhecimentos de aplicação prática direcionada para a solução de problemas específicos e englobando os interesses locais. Foram analisados: legislação a respeito de transporte escolar; principais meios de locomoção dos estudantes naquela escola; tipologias das migrações internacionais em fronteira; assiduidade e frequência na escola. Foram aplicados questionários pelos grupos de whatsapp em função de 2020, ano central nas pesquisas de campo, ter sido atípico em razão da Pandemia Covid-19. O resultado alcançado foi a constatação de meninos e meninas brasileiros que vivem na Bolívia e estudam na escola em questão e que se encontram vulnerabilizados a partir da não aplicação de uma política pública que lhes é de direito: o transporte escolar. Os resultados desta Dissertação serão disponibilizados para o órgão público municipal responsável pela oferta do transporte público escolar no município, para análise e viabilidade de implantação e efetivação como política pública municipal. Palavras-chave: Fronteira. Transporte Escolar. Migrantes. Tipologia Migratória. Política Pública |
Abstract: | Este trabajo de investigación es el resultado de las inquietudes que suscita la experiencia en la frontera en estudio, que estableció parámetros para analizar las relaciones cotidianas, desde la perspectiva del transporte público disponible, el flujo de transeúntes que cruzan la frontera diariamente, específicamente estudiantes semi-regresados de la Red Municipal de Educación (REME) de Corumbá, MS. El interés central fue comprender el uso de vehículos considerados no aptos para el transporte de pasajeros, que viajan desde Bolivia para estudiar en Brasil. En este sentido, el objetivo general fue investigar el transporte escolar público en una región fronteriza: los medios de transporte, seguridad y modalidades que utilizan los estudiantes en la frontera Brasil / Bolivia en la Escuela Municipal CAIC “Padre Ernesto Sassida” y CEMEI “Catarina Anastácio da Cruz”, para proponer la inserción de una nueva línea de transporte escolar en el municipio. Es una investigación aplicada, al tener como objetivo generar conocimientos de aplicación práctica dirigidos a la solución de problemas específicos y abarcando intereses locales. Se analizaron: legislación en materia de transporte escolar; principal medio de transporte para los estudiantes de esa escuela; tipologías de migración internacional en la frontera; asiduidad y asistencia a la escuela. Los cuestionarios fueron aplicados por grupos de WhatsApp a partir de 2020, el año central en la investigación de campo, habiendo sido atípico debido a la Pandemia Covid-19. El resultado alcanzado fue el hallazgo de niños y niñas brasileños que viven en Bolivia y estudian en la escuela en cuestión y que se encuentran en situación de vulnerabilidad por la no aplicación de una política pública: su derecho al transporte escolar. Los resultados de esta Disertación se pondrán a disposición del organismo público municipal responsable de ofrecer transporte público escolar en el municipio, para el análisis y viabilidad de su implantación como política pública municipal. Palabras clave: Frontera. Transporte escolar. Migrantes. Tipología migratoria, Política pública. |
Palavras-chave: | fronteira transporte escolar. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3758 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Estudos Fronteiriços |
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