Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3751
Tipo: Dissertação
Título: EXPANDINDO TELAS E CONTANDO EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA: da sensibilidade do toque à produção de conceitos de integrais múltiplas com o smartphone
Autor(es): Victor Ferreira Ragoni
Primeiro orientador: Aparecida Santana de Souza Chiari
Resumo: No entrelaçar de várias vozes que ressoam sobre um tema de pesquisa podemos encontrar muitos outros autores, sem nos esquecer da voz do pesquisador. Por isso, nesse relato de pesquisa em que se enlaçam os temas “produção de conceitos”, “smartphone” e “integrais duplas”, surge a indagação de pesquisa “como ocorre a produção de conhecimentos de integrais duplas com smartphone e o aplicativo GeoGebra?”. Para tanto objetivamos analisar processos de produção de conhecimento sobre integrais duplas com smartphone e GeoGebra. Estabelecemos como objetivos específicos: i) Analisar movimentos e alterações no sistema de atividade ao trabalhar no ambiente GeoGebra com o smartphone em estudos sobre integrais; ii) Analisar possíveis contribuições e limitações do smartphone e do GeoGebra na extensão de conceitos de integrais simples para integrais duplas; iii) Analisar possíveis transformações expansivas ocorridas no sistema de atividade durante o estudo dos conceitos de integrais duplas com o smartphone. Como referencial teórico encontramos na terceira geração da Teoria da Atividade (TA) suporte para a análise da atividade humana, nessa teoria entende-se a atividade como uma forma sistêmica coletiva. Na produção de dados, nos atendo à natureza qualitativa da pesquisa, desenvolvemos um Projeto de Ensino de Graduação com duração de cinco encontros durante três segundas-feiras em novembro de 2019. Realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande, no qual participaram 11 alunos dos cursos de Matemática e Física. Os dados foram gerados por meio de gravação de tela do próprio smartphone dos participantes, de produção escrita (respostas a questões disparadoras) e de uma entrevista. Assim, por meio da TA, analisamos os vídeos de um trio e interpretamos que o smartphone, por meio do apelo visual e da capacidade de feedback instantâneo, possui potencial para provocar, ou favorecer, transformação nos modos de produzir conhecimentos sobre integrais duplas e, além disso, observar o que significa a extensão dos conceitos, como domínio, gráficos e linguagem matemática. Ainda nos mostrou que a interação entre sujeitos e mediadores são essenciais ao seu desenvolvimento. A troca de informações, discussões e análises possibilitou que eles (re) pensassem e estendessem conceitos antes discutidos apenas com tecnologias não digitais. Uma outra tecnologia trouxe outras possibilidades para a produção de conhecimento de integrais duplas.
Abstract: In the intertwine of several voices that resonate about a research topic, we can find many other authors, without forgetting the researcher's voice. Thus, in this research report in which the themes are binded “concept production”, “smartphone” and “double integrals”, the research question arises “how does the production of knowledge of double integrals with smartphone and the GeoGebra application occur?”. To this end, we aim to analyze knowledge production processes about double integrals with smartphones and GeoGebra. We set as specific objectives: i) Analyze movements and changes in the activity system by working in the GeoGebra environment with the smartphone in studies on integrals; ii) Analyze possible contributions and limitations of smartphone and GeoGebra in the extension of concepts from simple integrals to double integrals; iii) Analyze possible expansive transformations occurred in the activity system during the study of the concepts of double integrals with the smartphone. As a theoretical framework we found in the third generation of Theory of Activity (TA) support for the analysis of human activity, in this theory we understand the activity as a collective systemic form. In the production of data, taking into account the qualitative nature of the research, we developed a Graduate Education Project with duration of five meetings along three Mondays in November 2019. Held at the Federal University do Mato Grosso do Sul, campus of Campo Grande, in which 11 students from the Mathematics and Physics courses participated. The data was generated by screen recording of the participants' own smartphones, by written production (answers to trigger questions) and by an interview. Hence, through the TA, we analyzed the videos of a trio and interpreted that the smartphone, through its visual appeal and the ability of instant feedback, has the potential to cause, or favor, a transformation in the ways of producing knowledge about double integrals and, besides that, observe what the extension of concepts means, such as domains, graphics and mathematical language. Still, it showed us that the interaction between subjects and mediators is essential to their development. The exchange of information, discussions and analysis made it possible for them to (re) think and extend concepts previously discussed only with non-digital technologies. Another technology brought other possibilities for the production of knowledge of double integrals. Keywords: Mathematical Education. Digital Technologies. Theory of Activity. College Education. Knowledge Production.
Palavras-chave: Educação Matemática. Tecnologias Digitais. Teoria da Atividade. Ensino Superior. Produção de Conhecimento.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3751
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.