Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3691
Tipo: | Dissertação |
Título: | GÊNERO “RELATO PESSOAL” COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Autor(es): | Priscila Barboza Gomes da Silva |
Primeiro orientador: | Silvelena Cosmo Dias |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral contribuir para o desenvolvimento da habilidade de escrita de alunos do ensino fundamental, para que ele seja capaz de representar ações e sequência de fatos, por meio da escrita, contribuindo para a produção textual no decorrer da vida escolar. Temos como objetivos específicos viabilizar o ensino do gênero relato pessoal, ao fomentar a produção da escrita de um caderno/diário; proporcionar autoavaliação aos alunos e analisar crítica e reflexivamente a ação pedagógica interventiva por meio dos resultados obtidos da aplicação da sequência de atividades. Para tal, foram realizadas leituras compartilhadas e dialogadas, bem como produções textuais sem intenções avaliativas por parte do professor, sendo corrigidas pelo próprio aluno, em colaboração com os pares. A pesquisa-ação se utilizou da aplicação de uma proposta de intervenção, de modo a contribuir com eficácia aos problemas de aprendizagem identificados em avaliações de aprendizagem externas e a preencher as lacunas encontradas em análise do material didático. O gênero textual utilizado foi o “relato pessoal”; pois, traz características que favorecem a construção de situações comunicativas a respeito de experiências vividas, bem como contribui para uma reflexão sobre a constituição identitária. Para o desenvolvimento deste trabalho, apropriamo-nos do aporte teórico de concepções de produção escrita da linguística aplicada, trazidas por Kleiman (2000) e Coracini (2002, 2005, 2010); para as teorias de letramento, recorremos a Paulo Freire (1989) e Baynham (1995); e a Marcuschi (2003), e Dionísio (2014), para os conceitos de gêneros textuais. Para a constituição do corpus, os alunos foram colocados em várias situações de produções textuais, sem finalidades avaliativas, tais como: a escrita de um caderno/diário, relatos pessoais, reescritas autoavaliativas, dialogadas e colaborativas. A partir do pressuposto de que o texto deve ser o ponto de partida, bem como o ponto de chegada das aulas de língua portuguesa (GERALDI, 1993), tendo em vista que os gêneros textuais são ações sociodiscursivas, partimos da hipótese de que expor o aluno a leituras e escritas diárias, sem intenções avaliativas, com correções entre os pares e autoavaliações, pode contribuir para a escrita do gênero textual relato pessoal, bem como para o processo de letramento. Para a condução de nosso trabalho, orientamo-nos nas seguintes perguntas: Ler e escrever, diariamente, podem contribuir para o aprimoramento das habilidades de escrita dos alunos de modo a proporcionar evidências da subjetividade do aluno escritor? A proposição de produções escritas embasadas em leituras realizadas de modo compartilhado pode influenciar para a melhoria da produção escrita? A prática de autoavaliações e correções colaborativas e dialogadas auxiliam no desenvolvimento de habilidades leitoras e escritoras dos alunos? Esta dissertação está organizada em três capítulos. O primeiro apresenta alguns conceitos básicos de leitura e escrita, no contexto escolar, de forma interativa, colaborativa e dialogada. No segundo capítulo, apresentamos as condições de produção do contexto histórico-social do desenvolvimento da pesquisa-ação e a apresentação da proposta de intervenção. O terceiro capítulo compreende a análise e a discussão das produções, seguido das considerações finais. Os resultados mostraram que a leitura é capaz de aprimorar a escrita dos alunos, propiciando, inclusive, a eclosão da subjetividade em suas escrituras, assim como, leituras compartilhadas embasaram as produções escritas, e por fim, a prática de autoavaliações e correções colaborativas e dialogadas apontaram melhorias consideráveis nas habilidades de escrita dos educandos. Palavras-chave: Leitura; produção de texto; relato pessoal; interação e colaboração. |
Abstract: | This work has as general objective to contribute to the development of the writing ability of elementary school students, so that they are able to represent actions and sequence of facts, through writing, contributing to the textual production throughout the school life. We have as specific objectives to make the teaching of the personal report genre viable, by promoting the production of the writing of a notebook/diary; provide self-assessment to students and critically and reflexively analyze the interventional pedagogical action through the results obtained from the application of the sequence of activities. For this, shared and dialogued readings were carried out, as well as textual productions without evaluative intentions on the part of the teacher, being corrected by the student himself, in collaboration with the peers. The action research used the application of an intervention proposal, in order to contribute effectively to the learning problems identified in external learning assessments and to fill in the gaps found in the analysis of the didactic material. The textual genre used was “personal report”; therefore, it brings characteristics that favor the construction of communicative situations regarding lived experiences, as well as contributing to a reflection on the identity constitution. For the development of this work, we have appropriated the theoretical contribution of conceptions of written production in applied linguistics, brought by Kleiman (2000) and Coracini (2002, 2005, 2010); for literacy theories, we turn to Paulo Freire (1989) and Baynham (1995); and Marcuschi (2003), and Dionísio (2014), for the concepts of textual genres. For the constitution of the corpus, students were placed in various situations of textual production, without evaluative purposes, such as: writing a notebook/diary, personal reports, self-evaluated, dialogued and collaborative rewrites. Based on the assumption that the text should be the starting point, as well as the arrival point for Portuguese language classes (GERALDI, 1993), considering that textual genres are sociodiscursive actions, we start from the hypothesis that exposing the student to daily readings and writings, without evaluative intentions, with corrections between peers and self-assessments, can contribute to the writing of the textual genre personal report, as well as to the literacy process. To conduct our work, we are guided by the following questions: Can reading and writing, daily, contribute to the improvement of students' writing skills in order to provide evidence of the subjectivity of the student writer? Can the proposition of written productions based on readings carried out in a shared way influence the improvement of written production? Do the practice of collaborative and dialogued self-assessments and corrections assist in the development of students' reading and writing skills? This dissertation is organized in three chapters. The first presents some basic concepts of reading and writing, in the school context, in an interactive, collaborative and dialogued way. In the second chapter, we present the conditions of production of the historical-social context of the development of action research and the presentation of the intervention proposal. The third chapter comprises the analysis and discussion of the productions, followed by the final considerations. The results showed that reading is able to improve students' writing, even allowing for the emergence of subjectivity in their writings, as well as, shared readings underpinned the written productions, and finally, the practice of self-assessments and collaborative and dialogued corrections pointed out considerable improvements in students' writing skills. Keywords: Reading; text production; personal report; interaction and collaboration. |
Palavras-chave: | Relato Pessoal |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3691 |
Data do documento: | 2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_PRISCILA_VERSÃO_DEFINITIVA.pdf | 6,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.