Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3688
Tipo: | Dissertação |
Título: | EDUCAÇÃO CONECTADA: PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS |
Autor(es): | DEUSEMAR CARDOSO DO NASCIMENTO |
Primeiro orientador: | Celina Aparecida Garcia de Souza Nascimento |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo geral analisar a prática de produção textual a partir de recursos tecnológicos, visando ampliar e discutir o processo de letramento dos alunos e abordar a contribuição das tecnologias da informação e comunicação (TICs), como ferramenta de auxílio nas práticas de letramento em diversos contextos, entre eles, o escolar. Os objetivos específicos são: 1) envolver os alunos com metodologias de ensino e aprendizagem na criação e no uso do gênero suporte blog; 2) propor a produção e escrita do gênero rap e texto de opinião, tendo como suporte discussões sobre questões ambientais; e 3) analisar e interpretar a produção escrita, discutindo o uso de referentes, modais e verbos pelo olhar enunciativo. O suporte teórico-metodológico deu-se por meio da pesquisa-ação pautada em Thiollent (1996), para as questões de tecnologia em Lévy (1996), sobre letramento Marcuschi (2010), Rojo (2012) e Soares (2010) e ainda, Coracini (2007) para analisar as escritas no viés enunciativo-discursivo. As perguntas de pesquisa que nortearam a análise e discussões são: a) Como proporcionar práticas motivadora a partir da criação do blog? b) Como as TICs podem ser usadas enquanto recursos tecnológicos e ferramentas de aprendizagem para melhorar a qualidade de aulas, durante o processo de letramento? O córpus envolveu alunos do 8º ano “A" do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Pequeno Polegar, localizada na cidade de Viçosa do Ceará, estado do Ceará, a aproximadamente 370 km da capital Fortaleza. Esta dissertação divide-se em três capítulos: No primeiro, Condições de Produção, apresentamos uma reflexão sobre uma experiência exitosa do uso das TICs na educação e uma abordagem sobre os blogs, raps e videoclipes com noções de enunciador, sentido de letramento. Já no capítulo dois, cenário teórico-metodológico, tratamos do letramento, da multimodalidade, da geração tecnológica e da BNCC a fim de contextualizar os espaços e documentos que constituem a pesquisa. Finalmente, no capítulo três, interpretamos as práticas escritas resultantes da construção do blog, examinando os usos de modais, referenciações, verbos e outros elementos linguísticos, refletindo seus efeitos de sentido pelo olhar textual, enunciativo-discursivo. Como resultados, entendemos que o uso de recursos linguísticos foi produtivo no aprendizado dos alunos, no entanto, enfatizamos que se não houver uma metodologia, ou um projeto instrucional adequadamente desenvolvido, criará um ambiente virtual de aprendizagem pouco deslumbrante, mesmo dispondo de muitas funcionalidades ou recursos. |
Abstract: | This work has the general objective of analyzing the practice of textual production from technological resources, aiming to expand and discuss the students' literacy process and address the contribution of information and communication technologies (ICTs), as an aid tool in literacy practices. in several contexts, among them, the school. The specific objectives are: 1) to involve students with teaching and learning methodologies in the creation and use of the blog support genre; 2) to propose the production and writing of the rap genre and opinion text, supported by discussions on environmental issues; and 3) to analyze and interpret the written production, discussing the use of referents, modals and verbs through the enunciative look. Theoretical-methodological support was provided through action research based on Thiollent (1996), for technology issues in Lévy (1996), on literacy Marcuschi (2010), Rojo (2012) and Soares (2010) and also , Coracini (2007) to analyze the writings in the enunciative-discursive bias. The research questions that guided the analysis and discussions are: a) How to provide motivating practices from the creation of the blog? b) How can ICTs be used as technological resources and learning tools to improve the quality of classes, during the literacy process? The cortex involved 8th grade students “A” of elementary school, from the Escola Municipal Pequeno Polegar, located in the city of Viçosa do Ceará, state of Ceará, approximately 370 km from the capital Fortaleza. This dissertation is divided into three chapters: first, Conditions of Production, we present a reflection on a successful experience of the use of ICTs in education and an approach on blogs, raps and video clips with notions of enunciator, sense of literacy. literacy, multimodality, technological generation and BNCC in order to contextualize the spaces and documents that make up the research. Finally, in chapter three, we interpret the written practices resulting from the construction of the blog, examining the uses of modals, references, verbs and other linguistic elements, reflecting their effects of meaning through the textual, enunciative-discursive look. As a result, we understand that the use of linguistic resources it was productive in the students' learning, however, we emphasize that if there is not a methodology, or an instructional project properly developed, it will create a virtual environment of little dazzling learning, even with many functionalities or resources. |
Palavras-chave: | Linguística aplicada Ensino-aprendizagem Tecnologias Blog. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3688 |
Data do documento: | 2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO CONECTADA PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS - VERSÃO FINAL 2021 05 03 PDF.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.