Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3666
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGRAZIELE FRANCO-
dc.date.accessioned2021-05-07T19:15:19Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:33Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3666-
dc.description.abstractABSTRACT This research aims to analyze and understand how psychosocial categories, games and games develop in childhood and their relationship with the creative process in early childhood education. To this end, it adopts the historical-cultural approach based theoretically on authors such as Vigotski (2009), Luria (1991), Kohan (2004) and Elkonin (2009). The results reveal that learning through playing is essential both for childhood development and for stimulating the creative process, helping to understand the world and the child's internal conflicts, and that the school and the teacher have a fundamental role in this. process. Keywords: Creative Process. Child education. Construction of the Subject.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcesso Criador, Educação Infantil, Construção do Sujeito-
dc.titleO PROCESSO CRIADOR E SUA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Tarcisio Luiz Pereira-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar e compreender como desenvolvem-se as categorias psicossociais, os jogos e as brincadeiras na infância e qual sua relação com o processo criador na educação infantil. Para tanto, adota a abordagem histórico-cultural fundamentando-se teoricamente em autores como Vigotski (2009), Luria (1991), Kohan (2004) e Elkonin (2009). Os resultados revelam que a aprendizagem através das brincadeiras e jogos é essencial tanto para o desenvolvimento na infância, quanto para estimular o processo criador, auxiliando na compreensão do mundo e dos conflitos internos da criança, e que a escola e o professor têm papel fundamental neste processo. Palavras-Chaves: Processo Criador. Educação Infantil. Construção do Sujeito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO GRAZIELE FRANCO VERSÃO final.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.