Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3408
Tipo: Dissertação
Título: O lazer nos parâmetros curriculares nacionais
Autor(es): Carneiro, Celia Maria Sampaio de Carvalho
Primeiro orientador: Espíndola, Ana Lúcia
Abstract: O presente estudo está contido na temática da política educacional e traz como eixo central os Parâmetros Curriculares Nacionais e o lazer escolar. Seu objetivo geral é analisar como o lazer foi proposto no documento introdutório dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, e também nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a disciplina de Educação Física. Como objetivos específicos, que indicam o caminho que iremos percorrer, estabelecemos (1) (a) descrevermos os documentos explicando como e porque foram produzidos; (b) descrever as críticas que foram feitas ao modo como foram produzidos; (c) descrever como aparece no documento a proposta de educação para/pelo lazer; (2) revisar o modo como os estudos do lazer estão abordando a relação lazer/educação/trabalho; (3) situar os PCNs como documento legal que expressa um projeto histórico, trazendo explicações que permitam compreender o projeto de educação para o adequado preenchimento das horas de lazer dos filhos da classe trabalhadora que está presente nos PCNs. Por meio da escolha e concepção do materialismo histórico-dialético como método de pesquisa buscamos superar os limites que se impuseram para a análise concreta da realidade a que nos propusemos investigar. O nosso procedimento de pesquisa consta de revisão de literatura e análise documental. Podemos concluir que os PCNs surgem como uma resposta às necessidades exigidas pelo capitalismo para a reprodução de uma sociedade globalizada, que exigia da educação a formação de um trabalhador polivalente, e também colocava sobre a escola a responsabilidade pelo lazer destinado a essa classe como forma de suprimir a falta de espaços/equipamentos públicos para a garantia desse direito.
Palavras-chave: Política Pública
Currículos - planejamento
Lazer
Public Policy
Curriculum Planning
Leisure
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3408
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá)

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