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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3408
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Carneiro, Celia Maria Sampaio de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-06T12:54:32Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:55:38Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3408 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo está contido na temática da política educacional e traz como eixo central os Parâmetros Curriculares Nacionais e o lazer escolar. Seu objetivo geral é analisar como o lazer foi proposto no documento introdutório dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, e também nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a disciplina de Educação Física. Como objetivos específicos, que indicam o caminho que iremos percorrer, estabelecemos (1) (a) descrevermos os documentos explicando como e porque foram produzidos; (b) descrever as críticas que foram feitas ao modo como foram produzidos; (c) descrever como aparece no documento a proposta de educação para/pelo lazer; (2) revisar o modo como os estudos do lazer estão abordando a relação lazer/educação/trabalho; (3) situar os PCNs como documento legal que expressa um projeto histórico, trazendo explicações que permitam compreender o projeto de educação para o adequado preenchimento das horas de lazer dos filhos da classe trabalhadora que está presente nos PCNs. Por meio da escolha e concepção do materialismo histórico-dialético como método de pesquisa buscamos superar os limites que se impuseram para a análise concreta da realidade a que nos propusemos investigar. O nosso procedimento de pesquisa consta de revisão de literatura e análise documental. Podemos concluir que os PCNs surgem como uma resposta às necessidades exigidas pelo capitalismo para a reprodução de uma sociedade globalizada, que exigia da educação a formação de um trabalhador polivalente, e também colocava sobre a escola a responsabilidade pelo lazer destinado a essa classe como forma de suprimir a falta de espaços/equipamentos públicos para a garantia desse direito. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Política Pública | pt_BR |
dc.subject | Currículos - planejamento | pt_BR |
dc.subject | Lazer | pt_BR |
dc.subject | Public Policy | pt_BR |
dc.subject | Curriculum Planning | pt_BR |
dc.subject | Leisure | pt_BR |
dc.title | O lazer nos parâmetros curriculares nacionais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Espíndola, Ana Lúcia | - |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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O lazer nos parâmetros curriculares nacionais.pdf | 748,09 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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