Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3408
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dc.creatorCarneiro, Celia Maria Sampaio de Carvalho-
dc.date.accessioned2018-04-06T12:54:32Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:38Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3408-
dc.description.abstractO presente estudo está contido na temática da política educacional e traz como eixo central os Parâmetros Curriculares Nacionais e o lazer escolar. Seu objetivo geral é analisar como o lazer foi proposto no documento introdutório dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental, e também nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a disciplina de Educação Física. Como objetivos específicos, que indicam o caminho que iremos percorrer, estabelecemos (1) (a) descrevermos os documentos explicando como e porque foram produzidos; (b) descrever as críticas que foram feitas ao modo como foram produzidos; (c) descrever como aparece no documento a proposta de educação para/pelo lazer; (2) revisar o modo como os estudos do lazer estão abordando a relação lazer/educação/trabalho; (3) situar os PCNs como documento legal que expressa um projeto histórico, trazendo explicações que permitam compreender o projeto de educação para o adequado preenchimento das horas de lazer dos filhos da classe trabalhadora que está presente nos PCNs. Por meio da escolha e concepção do materialismo histórico-dialético como método de pesquisa buscamos superar os limites que se impuseram para a análise concreta da realidade a que nos propusemos investigar. O nosso procedimento de pesquisa consta de revisão de literatura e análise documental. Podemos concluir que os PCNs surgem como uma resposta às necessidades exigidas pelo capitalismo para a reprodução de uma sociedade globalizada, que exigia da educação a formação de um trabalhador polivalente, e também colocava sobre a escola a responsabilidade pelo lazer destinado a essa classe como forma de suprimir a falta de espaços/equipamentos públicos para a garantia desse direito.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica Públicapt_BR
dc.subjectCurrículos - planejamentopt_BR
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectPublic Policypt_BR
dc.subjectCurriculum Planningpt_BR
dc.subjectLeisurept_BR
dc.titleO lazer nos parâmetros curriculares nacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Espíndola, Ana Lúcia-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá)

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