Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3269
Tipo: Dissertação
Título: Palmada : educação ou violência doméstica?
Autor(es): Leite, Dayane Cabral
Primeiro orientador: Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães
Abstract: O maior objetivo nesta pesquisa foi analisar os sentidos construídos pelos pais acerca dos métodos educativos e sua relação com a violência doméstica. Para atingi-lo, foi utilizada a proposta dos núcleos de significação que têm a sua base teórica postulada na Teoria Sócio-histórica de Vigotski. Considerando que o homem é formado por um conjunto de heranças de todas as formas de sua evolução e que sua natureza social é composta de uma relação todo-parte, onde seus processos de aprendizagem acontecem, através da relação entre pessoas sempre mediada por e significados e sentidos, entendemos que a construção do ser social é dada seguindo uma interação mediada. A análise das entrevistas demonstrou uma complexa construção de significados e sentidos contraditórios sobre os métodos educativos domésticos. Das famílias entrevistadas, podemos perceber que estas sofreram violência doméstica em sua infância, porém não a significam de tal forma, por legitimar, como corretas, as punições e os castigos citados, assim sendo demonstram, em sua fala, que educar no passado parecia mais fácil que em dias atuais, pois, antes, os filhos simplesmente acatavam as ordens dos pais sem maiores questionamentos. Frente as dificuldade em educar seus filhos, algumas famílias acabam por adotar métodos alternativos de educar. Outra questão apresentada pelas famílias é a respeito da escola. Os pais, de modo geral, depositam na instituição a responsabilidade de ascensão social de seus filhos, acreditam que basta frequentá-la para ter uma vida melhor. Diante das entrevistas, podemos abstrair que os sentidos construídos pelos pais acerca dos métodos educativos domésticos e sua relação com a violência doméstica, todavia, apresentam uma relação estreita, onde o bater e o educar estabelecem uma relação direta, mas os pais não a significam como violência doméstica.
Palavras-chave: Educação de Crianças
Castigos Corporais em Crianças
Pais e Filhos
Early Childhood Education
Corporal Punishment of Children
Parent and Child
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3269
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá)

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