Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3269
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dc.creatorLeite, Dayane Cabral-
dc.date.accessioned2017-11-24T18:32:21Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:45Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3269-
dc.description.abstractO maior objetivo nesta pesquisa foi analisar os sentidos construídos pelos pais acerca dos métodos educativos e sua relação com a violência doméstica. Para atingi-lo, foi utilizada a proposta dos núcleos de significação que têm a sua base teórica postulada na Teoria Sócio-histórica de Vigotski. Considerando que o homem é formado por um conjunto de heranças de todas as formas de sua evolução e que sua natureza social é composta de uma relação todo-parte, onde seus processos de aprendizagem acontecem, através da relação entre pessoas sempre mediada por e significados e sentidos, entendemos que a construção do ser social é dada seguindo uma interação mediada. A análise das entrevistas demonstrou uma complexa construção de significados e sentidos contraditórios sobre os métodos educativos domésticos. Das famílias entrevistadas, podemos perceber que estas sofreram violência doméstica em sua infância, porém não a significam de tal forma, por legitimar, como corretas, as punições e os castigos citados, assim sendo demonstram, em sua fala, que educar no passado parecia mais fácil que em dias atuais, pois, antes, os filhos simplesmente acatavam as ordens dos pais sem maiores questionamentos. Frente as dificuldade em educar seus filhos, algumas famílias acabam por adotar métodos alternativos de educar. Outra questão apresentada pelas famílias é a respeito da escola. Os pais, de modo geral, depositam na instituição a responsabilidade de ascensão social de seus filhos, acreditam que basta frequentá-la para ter uma vida melhor. Diante das entrevistas, podemos abstrair que os sentidos construídos pelos pais acerca dos métodos educativos domésticos e sua relação com a violência doméstica, todavia, apresentam uma relação estreita, onde o bater e o educar estabelecem uma relação direta, mas os pais não a significam como violência doméstica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de Criançaspt_BR
dc.subjectCastigos Corporais em Criançaspt_BR
dc.subjectPais e Filhospt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectCorporal Punishment of Childrenpt_BR
dc.subjectParent and Childpt_BR
dc.titlePalmada : educação ou violência doméstica?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá)

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