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Tipo: Dissertação
Título: A implantação do Projovem adolescente no município de Corumbá – MS
Autor(es): Lima, Luciana Xavier
Primeiro orientador: Nozaki, Hajime Takeuchi
Abstract: O objetivo desta pesquisa foi analisar a implantação do Projovem Adolescente no município de Corumbá (MS), assim como promover o entendimento sobre as políticas públicas para a juventude, principalmente as políticas relacionadas ao trabalho e educação. Buscou-se analisar a inserção do Projovem Adolescente como uma política governamental entre assistência social e educação. Colocou-se em pauta o que essa política assumiu como característica dentro de uma concepção hegemônica diante das mudanças no mundo do trabalho nas últimas décadas, o que demandou enfocar o Estado Neoliberal e a Mundialização do Capital. Procurou-se compreender neste estudo a política de formação de jovens e adultos, desenvolvida por meio de programas federais e executadas pelos municípios. À luz do materialismo-histórico dialético, o estudo teve como estratégia a pesquisa de campo realizada nos coletivos de Projovem do Município de Corumbá (MS), através de entrevistas com os jovens (alunos), os orientadores sociais, técnicos de referência, os responsáveis dos jovens, professores e gestores de assistência social do município. Como resultados podemos apontar que a implantação do Programa em Corumbá (MS) atendeu às orientações metodológicas naquilo que é o básico e orientado pelo traçado metodológico, pensado e elaborado em nível federal para aplicação nos municípios obedecendo a territorialização e a matricialidade sociofamiliar. Apesar dos percalços estruturais, de recursos humanos e recursos financeiros ao longo dos 7 anos em Corumbá-MS, o programa foi-se adequando à proposta, que, do ponto de vista dos orientadores não atendiam às demandas dos jovens do município em suas especificidades, indicando a contradição inerente ao método do programa. Quanto ao acesso à escolarização, à valorização social e ao vínculo com o mundo do trabalho, o programa propôs a inclusão através do incentivo em relação ao estudo, à qualificação, no entanto reproduziu ações focalizadas, descontinuadas, descentralizadas acabando por traduzir a subalternidade das camadas populares da classe trabalhadora. Embora os jovens que participaram do Programa tenham uma visão positiva do mesmo, evidenciamos que o Projovem Adolescente como uma política de EJA reflete as ações fragmentadas voltadas para a classe trabalhadora, reproduzindo as classes sociais, nas quais as camadas populares continuam subalternas, muito embora existam novas configurações da ordem capitalista, na qual não há exclusão, mas, a interferência cada vez mais acentuada do capital na formação profissional da classe trabalhadora, por meio da formação para o trabalho simples, para os pobres, fragmentada por modalidades e ofertas educativas das mais variadas, levando à maior subalternidade da classe trabalhadora.
ABSTRACT - The objective of this research was to analyze the implementation of the municipality Projovem Teen Corumba (MS), as well as promote the understanding of public policies for youth, especially policies related to labor and education. We sought to analyze the insertion of Adolescent Projovem as a government policy between social care and education. Was placed on the agenda what this policy assumed as a characteristic within a hegemonic conception before the changes in the workplace in recent decades, which required focus on Neoliberal Globalization and the State Capital. We sought to understand the politics of this study training for youth and adults, developed through federal programs and enforced by municipalities. In light of the historical-dialectical materialism, the study had a strategy of field research in collective Projovem of the Municipality of Corumba (MS) through interviews with young people (students), social counselors, technical reference, those responsible youth, teachers and administrators of social assistance from the municipality. As a result we can state that the implementation of the Program in Corumba (MS) met the methodological guidelines on what is the basic methodological and guided by, and designed layout designed for application at the federal level in the municipalities obeying territorialization and the social and familial matricialidade. Despite the structural mishaps, human and financial resources over the seven years Corumba resources-MS, the program was up suiting the proposal, that from the point of view of supervisors did not meet the demands of the youth council in their specificities, indicating the contradiction inherent in the method of the program. Regarding access to schooling, the social value and the bond with the world of work, the program proposed the inclusion by encouraging in relation to the study, the qualification, however reproduced focused actions, discontinued, decentralized eventually translate the subordination of the layers popular working class. While young people who participated in the program have a positive view of it, we saw that as a teenager Projovem policy reflects EJA facing the working class fragmented actions, reproducing social classes, in which the working classes remain subordinate, although there new configurations of the capitalist order, in which there is no exclusion, but the increasingly pronounced interference of equity in vocational training of the working class, through training for simple work for the poor, fragmented by type of educational offerings and more varied, leading to increased subordination of the working class.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Ensino Profissional
Educação para o Trabalho
Educação e Estado
Vocational Education
Professional Education
Career Education
Education and State
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3265
Data do documento: 2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá)

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