Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3222
Tipo: | Dissertação |
Título: | O narrador protagonista em Michel Laub : O diário da queda da maçã envenenada |
Autor(es): | Lima, Leila Aparecida Cardoso de Freitas |
Primeiro orientador: | Santos, Rosana Cristina Zanelatto |
Resumo: | Embasados em pressupostos da Teoria Literária, da Teoria Crítica e da Psicanálise, apresentamos a análise do narrador-protagonista nos romances Diário da queda e A maçã envenenada, de Michel Laub. Objetivamos averiguar a possibilidade de dissociar o eu narrador e o eu narrado mediante a focalização autodiegética proposta pela teoria de Gérard Genette, partindo da hipótese de que o tempo opera uma mudança ideológica entre um eu e outro. Nesse percurso, no primeiro capítulo, apresentamos os enredos de todos os romances de Michel Laub publicados até o presente momento: Música Anterior (2001), Longe da água (2004), O segundo tempo (2006), O gato diz adeus (2009) e A maçã envenenada (2013). No segundo capítulo, estabelecemos uma visada analítica em Diário da queda (2011). Ao compreender que há um projeto de continuidade nas obras de Laub, no terceiro capítulo, enfocamos Diário da queda e A maçã envenenada, baseados na informação do próprio autor de que ambos compõem uma trilogia que será completada no futuro. O ponto de partida de nossa análise foi a teoria de Genette. Tendo em vista a presença do fluxo de consciência que revela o processo mental dos narradoresprotagonistas de Diário da queda e A maçã envenenada, além de sua trajetória traumática, os estudos psicanalíticos de Sigmund Freud também se fazem relevantes. Além disso, autores como Norman Friedman, Walter Benjamin, Márcio Seligmann-Silva, Jeanne Marie Gagnebin, Ronaldo Lima Lins e Giorgio Agamben foram convidados à discussão. Essa visada analítica de ambos os romances resultou na ideia de que o eu narrador, quando assume a enunciação (presente), revela características que não se percebem no eu narrado (passado), sendo o fator temporal o responsável por essa mudança ocorrida entre os dois eus. Remetendo-nos a Gagnebin (2006), temos a impressão de que os narradores-protagonistas de Diário da queda e A maçã envenenada mergulham em suas lembranças, tentando compreender o passado para agir sobre o presente, escrevendo sobre essas lembranças e, finalmente, estando prontos para tentar superar um doloroso passado e seguir em frente. |
Abstract: | Based in assumptions of Literary Theory, Critical Theory and Psychoanalysis, we present the analysis of the narrator-protagonist in the novels Diary of the fall and The poisoned apple, of Michel Laub. We aimed to investigate the possibility of separating the I narrator and I narrated by autodiegética focus proposed by Gérard Genette's theory, based on the assumption that the time operates an ideological shift between a self and other. Along the way, in the first chapter, we present the plots of all Michel Laub novels published so far: Previous Song (2001) Far from the water (2004), The second time (2006), Cat Say Goodbye (2009) and The poisoned apple (2013). In the second chapter, we established an analytical target in Diary of the fall (2011). To understand that there is a continuing project in the works of Laub, in the third chapter, we focus Diary of the fall and The poisoned apple, based on the author's own information that both make up a trilogy that will be completed in the future. The starting point of our analysis was to Genette's theory. Given the presence of the stream of consciousness that reveals the mental process of narrators protagonists the Diary of fall and The poisoned apple, and its traumatic history, psychoanalytic studies of Sigmund Freud also are relevant. Moreover, authors such as Norman Friedman, Walter Benjamin, Márcio Seligmann-Silva, Jeanne Marie Gagnebin, Ronaldo Lima Lins and Giorgio Agamben have been invited to the discussion. This targeted analytics both novels resulted in the idea that I narrator, when it takes the enunciation (present), reveals features not realize the I narrated (past), the time factor is responsible for this change occurred between the two selves. Referring us Gagnebin (2006), we have the impression that the narrators-protagonists of Diary of the fall and The poisoned apple dip into their memories, trying to understand the past to act on this, writing about the memories and finally being ready to try to overcome a painful past and move on. |
Palavras-chave: | Narrador-Protagonista Focalização Autodiegética Tempo Narrativo Fluxo de Consciência Michel Laub Psicanálise e Literatura Trauma Teoria Literária Análise Narratológica Memória e Narrativa |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3222 |
Data do documento: | 2016 |
Aparece nas coleções: | CPTL - Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O narrador protagonista em Michel Laub O diário da queda da maçã envenenada.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.