Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3164
Tipo: Dissertação
Título: Inventar e se reinventar em meio a narrativas históricas : uma trajetória de pesquisa sobre o curso modular de matemática em Campo Grande-MS
Autor(es): Almeida, Ana Maria de
Primeiro orientador: Souza, Luzia Aparecida de
Abstract: Neste trabalho, desenvolvo exercícios de investigação em torno da temática Curso Modular de Matemática, que ocorreu no período de 1999 a 2005, nos meses de janeiro e julho, na Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. O objetivo deste estudo consiste em compreender o processo de formação, desenvolvimento e extinção desse Curso Modular, na cidade de Campo Grande-MS, bem como problematizar o olhar de seus egressos, o que inclui esta pesquisadora. Trata-se de uma pesquisa historiográfica, com base no referencial teórico/metodológico da Historiografia e História Oral que, ao propor uma análise de como os homens se relacionam no tempo e no espaço, me levou a, como ser histórico, inserir-me nesse processo de análise. Portanto, enfatizo a construção do percurso que desenvolvi ao longo deste trabalho, problematizo meu processo de formação enquanto pesquisadora e a formação de professores no recorte temporal dos anos de 1990. Procuro trazer para esse diálogo diversos olhares (de leis, documentos escritos, narrativas de egressos, docentes e coordenadores do curso) sobre o movimento educacional que envolveu essa formação e sua articulação com as políticas educacionais da época. Ancorada nesse cenário inicial senti necessidade de buscar diálogo com autores que relacionam a filosofia à educação. Em uma composição com textos discutidos nas disciplinas desse mestrado e nas reuniões do grupo de pesquisa HEMEP, transitei pelos campos da filosofia na tentativa de problematizar as informações, por mim evidenciadas, nas situações de entrevista, no sentido de compreender a organização, o desenvolvimento e o fechamento do Curso Modular dentro do contexto social, cultural e político de sua época.
ABSTRACT - In this work I developed research exercises around the theme Modular Course of Mathematics, which occurred in the period 1999 to 2005, in the months of January and July, at the Catholic University Don Bosco - UCDB. The objective of this study is to understand the process of formation, development and extinction of this Modular Course, in the city of Campo Grande-MS, as well as to problematize the look of its graduates, which includes this research. This is a historiographical research, based on the theoretical / methodological reference of Historiography and Oral History, which, by proposing an analysis of how men relate in time and space, led me to insert myself as a historical being in this Process of analysis. Therefore, I emphasize the construction of the course that I developed throughout this work, I problematize my training process as a researcher and the training of teachers in the temporal cut of the 1990s. I try to bring into this dialogue, different perspectives (of laws, written documents, narrative of the academics, teachers and coordinators of the course) on the educational movement that involved this formation and its articulation with the educational policies of the time. Anchored in this initial scenario I felt the need to seek dialogue with authors who relate philosophy to education. In composition with texts discussed in the subjects of this master's degree and in the meetings of the HEMEP study group, I went through the fields of philosophy in an attempt to problematize the information I showed in interview situations in order to understand organization, development and closure of the Modular Course within the social, cultural and political context of his time.
Palavras-chave: Matemática - estudo e ensino
Professores - formação
Matemática - filosofia
Mathematics - study and teaching
Teachers, Training of
Mathematics - philosophy
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3164
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.