Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3163
Tipo: Dissertação
Título: Significação da prática docente : uma investigação com professores de matemática inseridos em um grupo de estudos
Autor(es): Bispo, Cristiane Trombini
Primeiro orientador: Souza, Neusa Maria Marques de
Abstract: A pesquisa que ora relatamos refere-se a uma dissertação de mestrado estruturada por meio de um experimento formativo, em que foram investigados os significados atribuídos à organização do ensino por um grupo de professores de matemática em aproximação com significações oriundas da Teoria da Atividade. A base teórica das discussões e análises é sustentada pelos pressupostos teórico-metodológicos da teoria Histórico Cultural a partir de Vigotski e colaboradores, e da Teoria da Atividade de Leontiev. O lócus da nossa coleta de dados foi em um grupo de estudos constituído pela pesquisadora e quatro professoras de matemática da Educação Básica. Nesse grupo foram desenvolvidas ações formativas visando à apropriação do pensamento teórico sobre a organização do ensino, fundamentadas no conceito de Atividade Orientadora de Ensino, para apreensão do processo de significação na formação docente. Como procedimentos para a coleta de dados, foram utilizados gravações em áudio e diário de campo da pesquisadora, onde foram registrados os sete encontros com os professores, no segundo semestre de 2014, de modo a responder ao nosso objetivo. Para as análises foram organizados e sistematizados os dados a partir de três episódios: concepções iniciais das professoras; organização do ensino em coletividade; e os significados atribuídos em aproximações com as significações da Teoria da Atividade. A pesquisa revelou que as professoras, movidas pelo processo formativo e mediadas pelo conhecimento teórico, atribuíram novos sentidos aos modos de organização das suas atividades de ensino, o que fez com que elas tomassem consciência da intencionalidade do seu papel no processo de ensino e aprendizagem. Também houve a constatação de que as professoras se apropriaram de novos significados sobre a formação docente, os quais contribuíram para que elas atribuíssem novas qualidades à sua atividade pedagógica, constatadas em suas ações docentes.
ABSTRACT - The research refers to a master's dissertation structured through a formative experiment that investigated the meanings attributed to the organization of teaching by a group of Mathematics teachers approaching meanings from the Theory of Activity. The theoretical basis of the discussions and analyzes is supported by the theoretical-methodological assumptions of the Cultural-Historical Theory of Vigotski and collaborators, and by Leontiev's Activity Theory. The locus of our data collection was in a study group constituted by the researcher and four Elementary School Mathematics teachers. Formative actions have been developed in this group aiming at the appropriation of theoretical thinking about the organization of teaching, based on the concept of Education-Guided Activity, to apprehend the process of signification in teacher education. As data collection procedures, we have used audio recordings and the researcher´s field diaries, where the seven meetings with the teachers were recorded in the second half of 2014. For the analyzes, the data were organized and systematized from three episodes: the teachers´ initial conceptions; the organization of collective teaching; and the meanings attributed in approximations to the meanings of the Activity Theory. The research revealed that teachers, moved by the formative process and mediated by theoretical knowledge, attributed new meanings to the ways of organizing their teaching activities, which made them aware of the intentionality of their role in the teaching and learning process. It was also observed that the teachers appropriated new meanings on teaching training, which contributed to the attribution of new qualities to their pedagogical activity, as evidenced in their teaching activities.
Palavras-chave: Matemática - estudo e ensino
Professores - formação
Professoras de Matemática
Mathematics - study and teaching
Teachers, Training of
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3163
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.