Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3151
Tipo: Dissertação
Título: Licenciatura em matemática da UFMS : movimentos precursores e implantação de um curso a distância
Autor(es): Morais, Ana Claudia Lemes de
Primeiro orientador: Pinto, Thiago Pedro
Abstract: Esta pesquisa investigou o curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, objetivando caracterizar nesse curso seus movimentos precursores e de implantação. Nessa caracterização mobilizamos a História Oral como metodologia de pesquisa e, a partir dela e de seus processos de trabalho com a oralidade, produzimos intencionalmente nossas fontes historiográficas, registros produzidos a partir de entrevistas com cinco colaboradores. Procuramos nesses registros elementos que motivaram, atravessaram ou marcaram a constituição do curso, que nos permitiram elaborar compreensões sobre esses movimentos, fundamentando nossa análise. Além das fontes produzidas, sempre que julgamos necessário, mobilizamos alguns documentos escritos visando ampliar a possibilidade de pontos de vista ou mesmo de aprofundamento de um tema. Apresentamos este trabalho nos apropriando de formas e usos muito próximos da modalidade a distância, como as metáforas aquáticas e os recursos do Moodle. Além dessas, utilizamos deliberadamente a ficção em nosso movimento analítico, inventamos personagens (avatares), falas e discussões no recurso fórum para compor a nossa análise, discutindo nossas compreensões sobre o tema de pesquisa, apoiados nos ‘ditos’ de nossos tripulantes, em artigos e pesquisas, todos representados por personagens criados para esse fim. Nossas compreensões nos apontaram indícios, movimentos e marcas que deram início ao curso em questão, que, por um lado, apresentou-nos a licenciatura como uma continuidade de projetos anteriores de formação (como as parceladas e a complementação para licenciaturas curtas); por outro lado, destacou elementos específicos, singulares ao curso (como a logística aos polos fora do estado e a ausência de um conselho próprio). Com este estudo ancoramos em uma das mais diversas licenciaturas em matemática a distância que encontramos no país. A partir dos indícios de continuidade e singularidades, constituímos um porto para a Licenciatura em Matemática a distância da UFMS, deixando o leitor à vontade para navegar e elaborar sua própria versão sobre os ditos e diálogos disponibilizados na pesquisa. Dessa forma, realizamos mais um mapeamento da formação de professores que ensinam/ensinaram Matemática no Estado de Mato Grosso do Sul, contribuindo com o Grupo de História da Educação Matemática em Pesquisa (Hemep), do qual participamos.
ABSTRACT - This research investigated the Mathematics degree at distance modality of the Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, with aim to characterize precursor movements and implantation. Herein, we use oral history as research methodology and, your work processes with the orality to produce intentionally our historiographical sources, with interview the five collaborators. From records, we search elements that motivated, crossed or marked the constitution of Mathematics degree, which allowed us to elaborate our comprehension on the movements and based our analysis. In addition to the sources produced, when required, it was used written documents, with the purpose of expanding viewpoints. We showed the research in a format similar at distance modality, in this case with aquatic metaphors and Moodle resources. In addition, we deliberately use a fiction in our analytic movement, created characters (avatars), talks and discussions, using the forum resource to compose our analysis, where discussing our comprehension on the subject of research, supported in the 'sayings' of our crewmembers, these based in articles and researches. Our comprehension pointed indications, movements and marks that started the Mathematics degree. In first case presented the degree as a continuity of previous projects (like as steps formation and supplementation for short degrees), and, second case highlight specific elements unique of course. Our results show that we anchor in one of the most diverse Mathematics degrees at distance find in Brazil. Through the indications of continuity and singularities, we constitute a Port for Mathematics degree at distance from UFMS, leaving the reader free to navigate and elaborate their individual version on 'sayings' and dialogues from data available in the research. Thus, we perform a mapping of the teacher formation that teach Mathematics in the Mato Grosso do Sul State and contribute to Group of History of Mathematics Education in Research, in which we participate.
Palavras-chave: Educação - história
Matemática - estudo e ensino
História Oral
Ensino à Distância
Professores de Ensino de Primeiro Grau - formação
Education - history
Mathematics - study and teaching
Oral History
Distance Education
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3151
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Licenciatura em matemática da ufms.pdf3,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.