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Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada de professores no município de Campo Grande (2005-2012)
Autor(es): Severino, Jorismary Lescano
Primeiro orientador: Rodríguez, Margarita Victoria
Abstract: Esta pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa História, Políticas e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Integra os estudos do projeto de pesquisa nacional “Remuneração de professores de escolas públicas da educação básica no contexto do FUNDEB e PSPN”. Teve como objeto de estudo a política educacional de formação continuada de professores do sistema de ensino do município de Campo Grande, instituída na gestão do prefeito Nelson Trad Filho no período de 2005 a 2012. Apresenta as análises das ações e programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (SEMED), durante essa gestão governamental, destinados à formação continuada dos professores, bem como as consequências da elaboração e implantação do Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público da Prefeitura Municipal de Campo Grande-MS e suas implicações para formação continuada dos professores. Dessa forma, o estudo em questão analisa como se configurou, entre os anos de 2005 a 2012, a política de formação continuada no âmbito do sistema de ensino consolidada pela SEMED, bem como as implicações das políticas neoliberais na materialização dos programas de formação continuada dos professores. Os procedimentos metodológicos da pesquisa permearam diversas ações. No início, realizou-se o levantamento da produção a respeito do objeto de pesquisa, ou seja, o estado do conhecimento referente ao tema política de formação continuada de professores. Depois, fez-se o estudo documental com base na coleta e análises das legislações educacionais nacionais e do município de Campo Grande-MS, bem como de documentos da Secretaria Municipal de Educação. Constatou-se que a maioria das atividades de formação continuada realizada não possibilitava a progressão na carreira conforme estabelecido no plano de carreira do município analisado. Verificou-se ainda que os cursos desenvolvidos não apresentaram distinção entre os professores contratados e concursados, contemplando a participação de todos os profissionais da rede municipal nos projetos de formação continuada.
ABSTRACT - This research is part of the History, Policies and Education Research Line of the Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul. It integrates the studies from teachers of public primary schools’ National Research Project Remuneration within the FUNDEB and PSPN’s context. The goal of this study was the teachers of the educational system’s educational policy of continuous education from Campo Grande, established by mayor Nelson Trad Filho, from 2005 to 2012. It presents the analyzes from the actions and programs developed by the Municipal Education’s Secretary (SEMED), during this governmental management, aimed at the teachers’ continuous formation, as well as the consequences of the preparation and execution of the Career and Compensation Plan from the City Hall of Campo Grande-MS’ Public Magistrate and its implications for the teachers’ ongoing training. In this way, the study in question analyzes how the policy of continuing education within the framework of the SEMED-consolidated education system was developed between 2005 and 2012, as well as the implications from the Neoliberal Policies in the materialization of the teachers' continuing education programs. The methodological procedures of the research permeated several actions, in the beginning the survey of the production was carried out regarding the object of research, that is, the state of knowledge regarding the policy theme of continuing teacher education; afterwards, the documentary study was done based on the collection and analysis of the national educational legislation and the municipality of Campo Grande-MS, as well as documents from the City Education Department. It was verified that the majority of the continued formation’s activities did not allow the progression in the career as established in the career plan from the analyzed city. It was also checked that the courses developed did not distinguish between the hired’s teachers and those who entered by public tender, contemplating the participation of all the professionals of the municipal network in the continuous formation’s projects.
Palavras-chave: Educação - aspectos políticos
Educação Permanente
Professores - formação
Serviço Público - vencimentos, bonificações, etc.
Education - political aspects
Continuing Education
Teachers, Training of
Civil Service - salaries, etc
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3147
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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