Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3146
Tipo: Dissertação
Título: Expansão e inclusão na educação superior : a bolsa permanência na UFMS
Autor(es): Gimenez, Felipe Vieira
Primeiro orientador: Maciel, Carina Elisabeth
Abstract: Esta pesquisa está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior/Mariluce Bittar - GEPPES/MB cadastrado no diretório dos grupos de pesquisa do CNPq coordenado pela Professora Doutora Carina Elisabeth Maciel e participante da pesquisa da Rede Universitas/Br do Observatório da Educação “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil”. Nesse contexto, a presente dissertação tem como objetivo analisar a “Bolsa Permanência UFMS” na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, campus Campo Grande/MS, como estratégia para favorecer a permanência de alunos, nos cursos de graduação presencial nos anos de 2013 a 2015 como resultado das políticas de expansão na educação superior no Brasil. Assim, a universidade por meio de ações que integram a Assistência estudantil, oferece bolsas e auxílios aos estudantes que se apresentam em situação de vulnerabilidade socioeconômica com o objetivo de permanência na referida instituição. A pesquisa é de caráter exploratório, bibliográfico e documental, apresenta como fontes relatórios e documentos institucionais. As primeiras aproximações indicam que a Bolsa permanência vinculada à política de assistência estudantil na UFMS se constituiu em uma estratégia política de assistência estudantil que favorece, mas não garante a permanência dos estudantes no campus universitário por meio de bolsas e auxílios financeiros concedidos, assim também fortalece a política local realiza o acompanhamento dos bolsistas com baixo rendimento nas disciplinas do curso e reprovações. Concluímos que a ação Bolsa Permanência contempla parte dos estudantes, mas que a ampliação desta ação se faz necessária para minimização das distorções identificadas e para favorecer a permanência e a conclusão destes estudantes.
ABSTRACT - This paper links in the Group of Studies and Higher Education Political Research/Mariluce Bittar - GSHEPR/MB registered in research group directory of CNPq coordinated by the Doctorate Teacher Carina Elisabeth Maciel and research participant of Rede Universitas/Br of the Observatory of Education “Expansion Policies of Higher Education in Brazil”. In that context, the following dissertation aims to analyze the “UFMS Permanence Scholarship” in Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, campus Campo Grande/MS, as a strategy to favor the permanence of students, in face-to-face undergraduate courses in the years of 2013 to 2015 as result of expansion policies in higher education in Brazil. Therefore, the university through actions that are part of the Student Assistance offers its students scholarships anda id to the academics who are present in socioeconomic vulnerability in order to stay in the referred institution. The research is exploratory, bibliographic and documentary, presenting as sources reports and institutional documents. The first approaches led us to identify that the permanence scholarship bound to the student assistance policy at UFMS constituted in a political strategy of student assistance, which favors, but does not guarantee the permanence of students in the university campus through scholarships, and granted financial aids, as well as strengthens local policy by following the scholarship holders with low income in the course subjects and disapprovals. We conclude that the Permanence Scholarship action contemplates part of the students, but that the amplification of this action is necessary to minimize the identified distortions and to favor the permanence and the conclusion of these students.
Palavras-chave: Ensino Superior
Educação - aspectos sociais
Estudantes - programas de assistência
Education, Higher
Education - social aspects
Student Assistance Programs
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3146
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Expansão e inclusão na educação superior.pdf2,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.