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Tipo: Dissertação
Título: Efeito de treino de mando através do PECS® sobre o desempenho de transposição entre operantes verbais
Autor(es): Silva, Nayla Nara Ferreira Mota da
Primeiro orientador: Córdova, Lucas Ferraz
Abstract: Este trabalho se destina a investigação dos efeitos que o treino de mando utilizando o protocolo sugerido pelo PECS® (Sistema de Comunicação por troca de figuras) pode ter sobre o operante verbal tato. Pretende-se desta maneira, replicar, com algumas mudanças de procedimento, resultados obtidos em estudos anteriores que apontam para a independência funcional dos operantes verbais durante a aquisição. O estudo foi realizado com 3 crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na primeira fase as crianças foram ensinadas a emitir mandos por itens preferidos presentes no ambiente, através do PECS®. Na segunda fase, elas foram ensinadas a buscar a pasta e o experimentador para entregar a figura do item preferido, e na terceira fase, a criança foi ensinada a discriminar a figura do item preferido quando apresentada junto da figura de um item não reforçador. Posteriormente, foi testado o tato sob a mesma topografia de resposta aprendida no treino de mando, e avaliado se o treino de mando sugerido pelo protocolo é suficiente para a emergência do operante verbal tato. Os resultados demonstraram que o treino de mando por meio do PECS®, até a fase 3B, não foi suficiente para o surgimento colateral do tato dos itens treinados com nenhum dos participantes. Os dados apresentados apontam para a independência funcional dos operantes verbais e são discutidos com base na noção de controle de estímulos.
ABSTRACT - This project is intended to experimentally investigate the effects that the mand training using the protocol suggested by PECS® (Picture Exchange Communication System) has on the verbal operant tact. It is intended in this way, to replicate, with some procedural changes, results obtained in previous studies that suggest the functional independence of verbal operants during acquisition.The study was conducted with 3 children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD). On the first phase of PECS®, the children were taught to emit mands for preferred itens that were present, through the exchange of the picture disposed on the cover of the binder. On the second phase, they were taught to seek for the binder and the experimenter in order to get the picture delivered, and by the end of the third phase it was expected that the children were be able to discriminate between a picture of one preferred item among pictures of non reinforcing ones. Later, tacts under the same topography response were tested and it was evaluated if the mand training suggested by the protocol is sufficient for the collateral emergence of tatcs. Results showed that mand training through PECS® until phase 3B was not sufficient for the collateral emmergence of tacts under the same topography of the items trained with any of the participants. The data presented point to the functional independence of verbal operants and is discussed based on the notion of stimulus control.
Palavras-chave: Tato
Transtorno Autístico - psicologia
Auxiliares de Comunicação para Pessoas com Deficiência
Touch
Autistic Disorder - psychology
Communication Aids for Disabled
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3143
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia

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