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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3130
Tipo: | Dissertação |
Título: | A percepção da corporeidade sob o olhar dos professores de educação física : um estudo em fenomenologia |
Autor(es): | Ortiz, Paula Emboava |
Primeiro orientador: | Rojas, Jucimara Silva |
Abstract: | A investigação que ora desenvolvemos está ligada a linha de pesquisa “Educação, Psicologia e Prática Docente” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Trata de uma pesquisa acerca dos conceitos de corporeidade, existentes na fenomenologia da percepção de Maurice Merleau-Ponty e aponta para um redimensionamento do olhar do Professor de Educação Física. O objetivo principal da pesquisa se concentra em compreender e analisar a percepção de corporeidade dos professores de Educação Física. Os objetivos específicos são os de: mostrar as interfaces dos conteúdos/momentos que os professores observam o fenômeno da corporeidade: aprendizagem humana e humanizante; revelar as principais percepções da corporeidade nas atividades; evidenciar em elementos educativos (categorias abertas) a corporeidade como recurso na prática pedagógica do professor de Educação Física. O corpus do estudo se constituiu de sete professores de Educação Física da Educação Básica e/ou Superior que responderam à questão intencional: Como você percebe a corporeidade nas atividades oferecidas aos seus alunos em suas aulas? As respostas dos mesmos foram analisadas a luz do método de redução fenomenológica, composto por três grandes momentos: a análise ideográfica (no qual foram extraídas asserções), a análise da matriz nomotética (as asserções são reduzidas a categorias abertas) e a hermenêutica, momento no qual foi realizada mais uma redução das categorias abertas e a interpretação das mesmas, a saber: “Percepção da corporeidade” e “Interdisciplinaridade: corpo e educação”. Tais discussões foram realizadas a partir de pares teóricos da Educação Física (NÓBREGA, 2005; MOREIRA, 1995; MOREIRA, 2012); da fenomenologia (MERLEAU-PONTY, 2014; MACHADO, 2010; BICUDO, 1994). Conforme apresentado pelo referencial utilizado, a corporeidade assim como a interdisciplinaridade mais que conceitos, constituem-se em atitudes. Nesse sentido, as falas dos professores de Educação Física mostraram que os mesmos percebem o corpo como uma forma de se expressar e viver no mundo, existindo diferentes corporeidades uma vez que cada ser-no-mundo é uma corporeidade. ABSTRACT - The study that we have developed is linked to the research line "Education, Psychology and Teaching Practice" of the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul. It is a research about the concepts of corporeity from the Phenomenology of Perception by Maurice Merleau-Ponty and points out to a change of the Physical Education Teacher's view. The main goal is to understand and analyse the perception of corporeity of Physical Education Teachers. The specific goals are: to show the interfaces of the contents/moments when teachers observe the phenomenon of corporeity: human and humanizing learning; to reveal the main perceptions of corporeity in the activities; to highlight the corporeity as a resource in the pedagogical practice of Physical Education Teachers in educational elements (open categories). The research data consisted of seven Physical Education Teachers of Basic and / or Higher Education who responded to the intentional question: How do you perceive corporeity in the activities offered to your students during classes? Their responses were analysed in light of the phenomenological reduction method, composed of three moments: the ideographic analysis (in which the assertions were extracted), the analysis of the nomothetic matrix (assertions are reduced to open categories) and hermeneutics, moment in which a further reduction of the open categories and their interpretation was carried out, namely: "Perception of corporeity" and "Interdisciplinarity: body and education". The discussions were carried out based on theoretical work of scholars of Physical Education (NÓBREGA, 2005; MOREIRA, 1995; MOREIRA, 2012); of Phenomenology (MERLEAU-PONTY, 2014, MACHADO, 2010, BICUDO, 1994). As presented by the references used, corporeity and interdisciplinarity, rather than concepts, constitute an attitude. In this sense, the statements of the Physical Education Teachers showed that they perceive the body as a way of expressing and living in the world, existing different corporeities since each being-in-the-world is a corporeity. |
Palavras-chave: | Professores de Educação Física Fenomenologia Corpo Humano na Educação Physical Education Teachers Phenomenology Human Body in Education |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3130 |
Data do documento: | 2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
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