Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3129
Tipo: Dissertação
Título: A implantação do programa Mais Educação no estado de Mato Grosso do Sul (2007-2015)
Autor(es): Pereira, Rizete
Primeiro orientador: Fernandes, Maria Dilnéia Espíndola
Abstract: Esta dissertação, que se insere nos estudos da linha de pesquisa História, Políticas e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, tem como objeto de estudo o Programa Mais Educação (PME). A pesquisa procurou responder à seguinte questão: como foi a implantação e quais os resultados do PME em Mato Grosso do Sul? Nesse contexto, o objetivo geral deste estudo foi o de desvelar a implantação do Programa Mais Educação no estado, no período de 2007 a 2015, como política de expansão da ampliação da jornada escolar proposta pelo governo federal. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fontes teses, artigos, dissertações e textos de pesquisadores que escreveram sobre a temática, dados estatísticos do Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS) e Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), além da legislação pertinente à questão e os documentos que legitimam, avaliam e norteiam o PME. Como resultados verificou-se que o Programa Mais Educação apresentou uma expansão incipiente em Mato Grosso do Sul, com apenas 29 escolas participantes, que somente em 2016 foram avaliadas parcialmente pela Secretaria de Educação. Aponta-se também a descontinuidade do PME no estado, pois, com a mudança no governo estadual, o referido programa foi substituído por outro. Conclui-se que não houve expansão do programa no estado, uma vez que apenas 3 das 29 escolas continuam ofertando o PME. A pesquisa apontou que o pouco investimento de recursos estaduais e federais pode ser responsável por essa desarticulação do Programa em Mato Grosso do Sul. Ainda que aponte fragilidades e tenha desafios a serem transpostos, o PME apresentou-se como uma proposta que colocou em debate e divulgou a “educação integral” e a “escola de tempo integral”, que não faziam parte da realidade sul-mato-grossense.
ABSTRACT - This dissertation, which is part of the studies of the History, Policies and Education research line of the Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul, has as its object the study of the More Education Program (PME). The research sought to answer the following question: how was the implantation and what the results of the SME in Mato Grosso do Sul? In this context, the overall objective of this study was to unveil the implementation of the More Education Program in the state, from 2007 to 2015, as a policy to expand the school day proposed by the federal government. This is a bibliographical and documentary research, as sources theses, articles, dissertations and texts of researchers who wrote about the subject. In addition, statistical data of the Ministry of Education (MEC), State Secretariat of Education of Mato Grosso do Sul (SED/MS) and Institute of Educational Research Anísio Teixeira (Inep), in addition to the legislation pertinent to the issue and the documents that legitimize, evaluate and guide the PME. As a result, it verified that the More Education Program presented an incipient expansion in Mato Grosso do Sul, with only 29 participating schools, which in 2016 were only partially evaluate by the Education Department. It is also point out the discontinuity of the PME in the state, because, with the change in the state government, this begins to be replace by another program. It is concluded that there was no expansion of the program in the state, since only 3 of the 29 schools continue to offer the SME. The research pointed out that the low investment of state and federal resources may be responsible for this disarticulation of the Program in Mato Grosso do Sul. Although it points out fragilities and has challenges to be transposed, the SME presented itself as a proposal that put in debate and "Integral education" and "full-time school", which were not part of the reality of Mato Grosso do Sul.
Palavras-chave: Programas de Aperfeiçoamento Escolar
Educação Integral
Política Pública
Planejamento Político
School Improvement Programs
Public Policy
Political Planning
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3129
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A implantação do programa mais educação.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.