Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3126
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana Filho, Florisval-
dc.date.accessioned2017-05-18T11:56:54Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:28Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3126-
dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo apresentar um método que nos permite investigar o modo como um conteúdo matemático é abordado em livros didáticos: a análise textual, proposta por Dormolen (1986). Essa teoria se baseia na ideia de núcleos que são expressões gerais e que abordam o conhecimento matemático presente no livro didático, além de influenciarem o modo como o aluno compreende o conteúdo matemático. Os núcleos podem ser classificados de acordo com as características por eles apresentadas (teórico, heurístico, restritivo, algorítmico e comunicativo). A partir dessa classificação foi possível observar o tipo de linguagem que eles possuíam (ostensiva, relacional e funcional), o tipo de ação que os signos utilizados poderiam provocar nos alunos (símbolo ou sinal), a maneira em que os núcleos estavam dispostos no texto analisado (sequenciamento) e de que forma a aprendizagem de um desses elementos pode contribuir para a compreensão de outros núcleos (condicionamento conceitual). Metodologicamente, seguimos alguns passos da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Durante o estudo, foi possível perceber o uso diversificado de linguagens, principalmente da funcional e da relacional, tendo ainda sido encontrado um maior número de núcleos heurísticos em relação aos algorítmicos, bem como se verificou que os do tipo teórico estão distribuídos ao longo do texto.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT - We present a method that allows investigation on how mathematical topics are approached in textbooks, through a textual analysis, as proposed by Dormolen (1986). This theory is based on the idea of kernel, where are investigated how the approach of general expressions of mathematical knowledge in textbooks can influence the student understanding of mathematical topics. Kernels can be classified as theoretical, heuristic, restrictive, algorithmic and/or communicative. It is possible to analyze what language is used in the kernels (i.e., ostensive, relational and/or functional), as well as: (1) the type of action used to provoke in students (symbol or signal); (2) how the kernels are arranged in the analyzed text (sequencing) and; (3) how the learning of a kernel can contribute to the understanding of others kernels (conceptual conditioning). Methodologically, we follow some steps proposed by Bardin (2011). During the analysis, it was possible to recognize a diversified language use, mainly of functional or relational language. A greater number of heuristic kernels was found than of algorithmic kernel and, it was observed that theoric kernels are distributed throughout the text.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivros Didáticospt_BR
dc.subjectMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAnálise de Conteúdo (Comunicação)pt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and Teachingpt_BR
dc.subjectContent Analysis (Communication)pt_BR
dc.titleAnálise textual: outro olhar sobre a análise de livros didáticospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bittar, Marilena-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

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