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Tipo: Dissertação
Título: Uma prática de avaliação formativa em ambientes virtuais : processos de regulação e autorregulação da aprendizagem em um curso de matemática a distância
Autor(es): Oliveira, Matheus Couto de
Abstract: Esta pesquisa investigou de que forma uma prática de avaliação formativa em Ambientes Virtuais de Aprendizagem favorece os processos de regulação e autorregulação da aprendizagem em uma disciplina do curso de Licenciatura de Matemática a distância. O objetivo deste trabalho foi analisar uma prática de avaliação de aprendizagem em uma disciplina de um curso de Licenciatura em Matemática a distância, identificando potencialidades de ações e tecnologias digitais que favoreceram a regulação e autorregulação da aprendizagem dos alunos. Com base no referencial teórico que integra estudos sobre a abordagem de Educação a Distância “Estar Junto Virtual” (VALENTE, 2005), e sobre a avaliação formativa e os processos de regulação e de autorregulação da aprendizagem (HADJI, 2001; PERRENOUD, 1999), foi planejada uma prática avaliativa utilizando tecnologias digitais. Com essa prática objetivou-se favorecer intervenções reguladoras da aprendizagem pelo professor da disciplina “Instrumentação para a Pesquisa e Prática de Ensino de Matemática III” e a autorregulação da aprendizagem pelas estudantes da referida disciplina. Fizeram parte dessa investigação oito alunas do terceiro ano do curso. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa na qual os dados para análise foram obtidos a partir dos registros das ações e interações das estudantes nos espaços utilizados na disciplina, disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem da disciplina. Os dados foram armazenados diariamente e o pesquisador assumiu o papel de observador durante o desenvolvimento da disciplina. A partir da análise realizada, foi possível concluir que as ações, como as relacionadas à realização de tarefas no “diário da disciplina”, e as propostas de produção por interações assíncronas articuladas com encontros síncronos, utilizando tecnologias digitais como o Virtual Math Teams com Geogebra, Hangout, Messenger do Facebook e o fórum do Moodle, favoreceram a regulação da aprendizagem, principalmente a do tipo proativa. Foi observado que algumas alunas da disciplina se envolveram em práticas autoavaliativas, que contribuíram para o desenvolvimento de uma atitude mais reflexiva, modificando o processo de aprendizagem dessas estudantes.
ABSTRACT - In this research it was investigated how a practice of formative evaluation in Virtual Learning Environments favors the processes of regulation and self-regulation of learning in a discipline of the course of Mathematics at a distance. The objective of this work was to analyze a learning assessment practical in a discipline of a course degree in Mathematics from a distance, identifying potential actions and digital technologies that favor the regulation and self-regulation of learning of students. Based on the theoretical framework that deals with the approach of Distance Education "Virtual Togetherness." (VALENTE, 2005), the formative evaluation and the processes of regulation and self-regulation of learning (HADJI, 2001 and PERRENOUD, 1999), a Using digital technologies. The purpose of this practice was to favor interventions that regulate teacher learning in the discipline "Instrumentation for Research and Practice in Teaching Mathematics III" and the self-regulation of students' learning in this discipline. Eight students from the third year of the course participated in this research. It is a qualitative research in which the data for analysis were obtained from the records of the actions and interactions of the students in the spaces used in the discipline, available in the Virtual Learning Environment of the discipline. From the analysis carried out, it was possible to conclude that the actions such as those related to the accomplishment of tasks in the "journal of the discipline", and the proposals of production by asynchronous interactions articulated with synchronous meetings using digital technologies like Virtual Math Teams with Geogebra, Hangout , Facebook Messenger and the Moodle forum favored the regulation of learning, especially the proactive type. It was observed that some students of the discipline were involved in self-assessment practices, which contributed to the development of a more reflective attitude, modifying the learning process of these students.
Palavras-chave: Ambientes Virtuais Compartilhados
Ensino à Distância
Matemática - estudo e ensino
Shared Virtual Environments
Distance Education
Mathematics - study and teaching
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3090
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática



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