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Tipo: Dissertação
Título: O jogo social da comunicação: a práxis da linguagem como desafio no gênero anúncio publicitário
Título(s) alternativo(s): The social game of communication: the praxis of language as a challenge in the advertisement genre
Autor(es): Franco, Ricardo Francisco
Primeiro orientador: Fortilli, Solange de Carvalho
Abstract: O objetivo desta dissertação é desenvolver uma metodologia de ensino voltada ao ensino do gênero anúncio publicitário. Nas aulas de Português no 8º ano B do ensino fundamental da escola E.E. Prof. Cícero Usberti, localizada no município de Valentim Gentil no interior do estado de São Paulo, constatamos que o material utilizado na sala de aula, desenvolvido e fornecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o Caderno do Aluno, traz em si situações de aprendizagem que são deslocadas da realidade e por isso acabam por não contribuir como deveriam à aprendizagem dos estudantes no que diz respeito ao gênero supracitado. Em observação prévia, constatamos o insucesso na aprendizagem dos alunos, perguntando-nos se uma das motivações seria o material empregado nas aulas. Assim, o objetivo do trabalho foi melhorar a recepção e a posterior produção do gênero, elaboramos uma Sequência Didática (SD), que foi desenvolvida por meio de uma situação real de produção discursiva da esfera escolar. Desse modo, aplicamos a SD e comparamos a produção inicial e a produção final e os ganhos obtidos durantes as aulas. Averiguamos, ao analisar a produção inicial, que os alunos traziam um determinado modelo do gênero anúncio publicitário e tivemos que proporcionar outros elementos textuais e discursivos desconhecidos dos jovens. Utilizamos neste trabalho a concepção discursiva de Bakhtin (1997), o conceito de SD adotado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2013), além do conhecimento sobre anúncio publicitário de Carvalho (2014). Ao final da SD, apuramos ganhos significativos em relação ao desenvolvimento do gênero anúncio publicitário, constatamos que os alunos dominam a estrutura mínima do gênero trabalhado durante as aulas.
ABSTRACT - The purpose of this work is to develop a methodology which aims to teach the advertisement genre. In Portuguese classes of 8th grade B elementary school E.E. Prof. Cicero Usberti located in city of Valentim Gentil in the state of São Paulo, we found that the material used in the classroom, developed and provided by the Education Department of the State of São Paulo, the Student’s Notebook, brings along learning situations that are displaced from the reality of student and therefore it ends up not contributing as it should to the learning intended for the above gender. In prior notice, we found failure on student learning, asking if one of the motivations would be the material used in class. Thus, the objective of the work was to improve the reception and the subsequent production of the genre, we developed a Didactic Sequence (SD), which was developed through a real situation of discursive production of the school environment. Thus, we applied the SD and compared to initial production and final production and earnings gained during classes. We have verified, by analyzing the initial production, that the students brought a certain model of the advertisement genre and we had to provide other discursive elements which were unknown for them. We have used in this paper the discursive conception of Bakhtin (1997), the SD concept adopted by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2013), and the knowledge of advertisement of Carvalho (2014). At the end of the SD it was found significant gains in relation to the development of the advertisement genre, we find that students have mastered the minimum gender structure worked during class.
Palavras-chave: Campanhas Publicitárias
Estratégias de Aprendizagem
Língua Portuguesa (Ensino Fundamental)
Advertising Campaigns
Learning Strategies
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3083
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras)

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