Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3083
Tipo: | Dissertação |
Título: | O jogo social da comunicação: a práxis da linguagem como desafio no gênero anúncio publicitário |
Título(s) alternativo(s): | The social game of communication: the praxis of language as a challenge in the advertisement genre |
Autor(es): | Franco, Ricardo Francisco |
Primeiro orientador: | Fortilli, Solange de Carvalho |
Abstract: | O objetivo desta dissertação é desenvolver uma metodologia de ensino voltada ao ensino do
gênero anúncio publicitário. Nas aulas de Português no 8º ano B do ensino fundamental da
escola E.E. Prof. Cícero Usberti, localizada no município de Valentim Gentil no interior do
estado de São Paulo, constatamos que o material utilizado na sala de aula, desenvolvido e
fornecido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o Caderno do Aluno, traz em
si situações de aprendizagem que são deslocadas da realidade e por isso acabam por não
contribuir como deveriam à aprendizagem dos estudantes no que diz respeito ao gênero
supracitado. Em observação prévia, constatamos o insucesso na aprendizagem dos alunos,
perguntando-nos se uma das motivações seria o material empregado nas aulas. Assim, o
objetivo do trabalho foi melhorar a recepção e a posterior produção do gênero, elaboramos
uma Sequência Didática (SD), que foi desenvolvida por meio de uma situação real de
produção discursiva da esfera escolar. Desse modo, aplicamos a SD e comparamos a
produção inicial e a produção final e os ganhos obtidos durantes as aulas. Averiguamos, ao
analisar a produção inicial, que os alunos traziam um determinado modelo do gênero anúncio
publicitário e tivemos que proporcionar outros elementos textuais e discursivos desconhecidos
dos jovens. Utilizamos neste trabalho a concepção discursiva de Bakhtin (1997), o conceito de
SD adotado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2013), além do conhecimento sobre anúncio
publicitário de Carvalho (2014). Ao final da SD, apuramos ganhos significativos em relação
ao desenvolvimento do gênero anúncio publicitário, constatamos que os alunos dominam a
estrutura mínima do gênero trabalhado durante as aulas. ABSTRACT - The purpose of this work is to develop a methodology which aims to teach the advertisement genre. In Portuguese classes of 8th grade B elementary school E.E. Prof. Cicero Usberti located in city of Valentim Gentil in the state of São Paulo, we found that the material used in the classroom, developed and provided by the Education Department of the State of São Paulo, the Student’s Notebook, brings along learning situations that are displaced from the reality of student and therefore it ends up not contributing as it should to the learning intended for the above gender. In prior notice, we found failure on student learning, asking if one of the motivations would be the material used in class. Thus, the objective of the work was to improve the reception and the subsequent production of the genre, we developed a Didactic Sequence (SD), which was developed through a real situation of discursive production of the school environment. Thus, we applied the SD and compared to initial production and final production and earnings gained during classes. We have verified, by analyzing the initial production, that the students brought a certain model of the advertisement genre and we had to provide other discursive elements which were unknown for them. We have used in this paper the discursive conception of Bakhtin (1997), the SD concept adopted by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2013), and the knowledge of advertisement of Carvalho (2014). At the end of the SD it was found significant gains in relation to the development of the advertisement genre, we find that students have mastered the minimum gender structure worked during class. |
Palavras-chave: | Campanhas Publicitárias Estratégias de Aprendizagem Língua Portuguesa (Ensino Fundamental) Advertising Campaigns Learning Strategies |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3083 |
Data do documento: | 2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O jogo social da comunicação a práxis da linguagem como desafio no gênero anúncio publicitário.pdf | 23,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.