Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3057| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Prática de ensino em um curso de licenciatura em matemática : uma análise sobre conhecimentos tecnológicos e pedagógicos do conteúdo |
| Autor(es): | Blauth, Ivanete Fátima |
| Primeiro orientador: | Scherer, Suely |
| Abstract: | Esta pesquisa teve por objetivo analisar ações propostas em uma disciplina de Prática de Ensino, identificando aquelas que podem ter possibilitado a construção de conhecimentos tecnológicos e pedagógicos de conteúdos matemáticos por egressos de um curso de Licenciatura em Matemática. A escolha dessa disciplina se deu pelo fato dela ter por objetivo oportunizar estudos sobre o uso de tecnologias digitais em aulas de matemática. A disciplina é ofertada em um curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Inicialmente fez-se um estudo e análise do projeto pedagógico e o plano da disciplina, em seguida foi elaborada uma entrevista semiestruturada que foi realizada com acadêmicos egressos do curso, no período de 2010 a 2015. Os dados foram obtidos a partir da gravação e transcrição das entrevistas realizadas com 27 professores egressos do curso. A análise destes dados foi orientada principalmente pelos estudos sobre construção de conhecimentos realizados por Becker e estudos realizados por Mishra e Koehler sobre os conhecimentos Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo Específico e suas inter-relações. Nas análises foram identificadas, a partir das falas dos professores, ações da disciplina que podem ter mobilizado a construção de conhecimentos tecnológicos e pedagógicos de conteúdo. Foram identificadas três ações: Elaboração de planejamento de aulas com tecnologias digitais, Desenvolvimento de planejamentos de aulas com o uso de tecnologias digitais, Metodologia da disciplina pautada na relação teoria-prática. A partir da identificação das ações, foram analisadas falas dos egressos em que comentaram sobre essas ações, como elas aconteceram durante a disciplina, e porque as consideram importantes também para suas práticas pedagógicas, identificando assim indícios de conhecimentos construídos a partir de ações vivenciadas no curso de graduação, especialmente durante a disciplina de Prática de Ensino. |
| Palavras-chave: | Tecnologia Educacional Planos de Aula Prática de Ensino Professores - formação Educational Technology Lesson Planning Student Teaching Teachers, Training of |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3057 |
| Data do documento: | 2017 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Prática de ensino em um curso de licenciatura em matemática uma análise.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.


