Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3057
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBlauth, Ivanete Fátima-
dc.date.accessioned2017-04-11T13:37:17Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:01Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3057-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo analisar ações propostas em uma disciplina de Prática de Ensino, identificando aquelas que podem ter possibilitado a construção de conhecimentos tecnológicos e pedagógicos de conteúdos matemáticos por egressos de um curso de Licenciatura em Matemática. A escolha dessa disciplina se deu pelo fato dela ter por objetivo oportunizar estudos sobre o uso de tecnologias digitais em aulas de matemática. A disciplina é ofertada em um curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Inicialmente fez-se um estudo e análise do projeto pedagógico e o plano da disciplina, em seguida foi elaborada uma entrevista semiestruturada que foi realizada com acadêmicos egressos do curso, no período de 2010 a 2015. Os dados foram obtidos a partir da gravação e transcrição das entrevistas realizadas com 27 professores egressos do curso. A análise destes dados foi orientada principalmente pelos estudos sobre construção de conhecimentos realizados por Becker e estudos realizados por Mishra e Koehler sobre os conhecimentos Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo Específico e suas inter-relações. Nas análises foram identificadas, a partir das falas dos professores, ações da disciplina que podem ter mobilizado a construção de conhecimentos tecnológicos e pedagógicos de conteúdo. Foram identificadas três ações: Elaboração de planejamento de aulas com tecnologias digitais, Desenvolvimento de planejamentos de aulas com o uso de tecnologias digitais, Metodologia da disciplina pautada na relação teoria-prática. A partir da identificação das ações, foram analisadas falas dos egressos em que comentaram sobre essas ações, como elas aconteceram durante a disciplina, e porque as consideram importantes também para suas práticas pedagógicas, identificando assim indícios de conhecimentos construídos a partir de ações vivenciadas no curso de graduação, especialmente durante a disciplina de Prática de Ensino.pt_BR
dc.description.sponsorshipABSTRACT - The objective of this research was to analyze proposed actions in classes of Teaching Practice, identifying those that may have enabled the construction of technological pedagogical knowledge of mathematical contents by graduates of a Degree in Mathematics. This discipline was the choice because one between others objectives is to provide studies on the use of digital technologies in mathematics classes. The classes are offered in a Mathematics Degree course at the Federal University of Mato Grosso do Sul. Initially, it was realized a study and analysis of the pedagogical project and the class plan, then a semi-structured interview with graduates that studied in this course in the period from 2010 to 2015. The data were obtained from the recording and transcription of the interviews conducted with 27 teachers who graduated in this course. The analysis of these data was mainly oriented by the studies about the construction of knowledge, realized by Becker, and studies about the Technological, Pedagogical and Content Knowledge and their interrelationships, by Mishra and Koehler. In the analysis, the actions of the discipline that may have mobilized the construction of technological and pedagogical knowledge of content mathematics were identified from the teachers' affirmations.Three actions were identified: Elaboration of lesson planning with digital technologies, Development of lesson planning with the use of digital technologies, Methodology of the discipline based on the theory-practice. After identification of this actions and considering all the interviews realized, the students' comments were analyzed observing how this actions happened during the course and because they consider them important also for their pedagogical practices, identifying evidence of construction of knowledge from in actions experienced in this course, especially during the classes of Teaching Practice.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectPlanos de Aulapt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - formaçãopt_BR
dc.subjectEducational Technologypt_BR
dc.subjectLesson Planningpt_BR
dc.subjectStudent Teachingpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titlePrática de ensino em um curso de licenciatura em matemática : uma análise sobre conhecimentos tecnológicos e pedagógicos do conteúdopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Scherer, Suely-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Prática de ensino em um curso de licenciatura em matemática uma análise.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.