Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3055
Tipo: Dissertação
Título: A escolarização da literatura : Ferramenta para a construção do universo da leitura literária para alunos do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The schooling of literature : A tool for the universe construction of literary reading for elementary school students
Autor(es): Silva, Sueli Aparecida Racanelli da
Primeiro orientador: Fortilli, Solange de Carvalho
Abstract: A leitura e a escrita de textos literários são atividades que permitem ao homem um reconhecimento de si mesmo e do seu meio, ampliando, assim, sua visão de mundo. Na escola, a leitura literária é uma das vias para o desenvolvimento das habilidades leitora e escritora. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver o gênero literário Conto, com alunos do Ensino Fundamental II, como forma de aprimorar a compreensão e a produção desse gênero no que diz respeito aos seus aspectos linguísticos e sua natureza literária. A pesquisa partiu de nossa experiência como professora regente do 8º ano vespertino da Escola Orlando Guirado Braga, localizada no município de Pauliceia/SP e teve como metodologia a Sequência Didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEWLY, 2004), que conta com a produção de um texto inicial e, após todo o desenvolvimento das atividades sequenciadas, tem como resultado uma produção final. Durante os módulos do processo, fizemos leitura de contos literários com foco nos recursos linguísticos, semânticos e estruturais que o compunham, a fim de propiciar ao aluno uma imersão no texto para entender sua estrutura e seus sentidos. Constatamos, a partir das análises comparativas das produções inicial e final, que nosso trabalho com Sequência Didática aplicada ao Conto permitiu ao aluno um entendimento dos elementos do texto narrativo, bem como a reflexão sobre os recursos linguísticos utilizados, os aspectos gramaticais, estruturais, semânticos e estilísticos específicos desse gênero. Como resultado dessa aprendizagem, verificamos uma melhora significativa na escrita, bem como uma expressão oral mais intensa e fundamentada no que diz respeito à exploração desse tipo de texto.
ABSTRACT - The reading and writing of literary texts are activities that allow people to recognize themselves and their environment, consequently broadening their view of the world. At school, literary reading is one of the ways to develop reading and writing skills. In this sense, this research aimed to develop the literary genre Tale, with students from Elementary School II, as a way to improve the understanding and production of this genre accoridng to its linguistic aspects and its literary nature. The research was based on our experience as a regent teacher of the 8th grade class in Orlando Guirado Braga School, located in the city of Pauliceia, São Paulo, Brazil, and it had as its methodology the Didactic Sequence (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEWLY, 2004) which considers an initial text and, after all the development of the sequenced activities, the results are in a final production. During the process modules, we read literary tales focusing on the linguistic, semantic and structural resources that compose it, in order to provide the student with an immersion in the text to understand its structure and its meanings. From the comparative analyzes of initial and final productions, we have found that our work with the Didactic Sequence applied to the Tale allowed the student an understanding of the elements of the narrative text, as well as the reflection on the linguistic resources used, the grammatical, structural, semantic aspects and stylistic characteristics of this genre. As a result of this learning, we verified a significant improvement in writing, as well as a more intense and informed oral expression regarding the exploration of this type of text.
Palavras-chave: Conto
Didática
Leitura - compreensão
Literatura (Ensino Fundamental)
Short Story
Didatics
Reading Comprehension
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3055
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (ProfLetras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A escolarização da literatura Ferramenta para a.pdf9,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.