Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3054
Tipo: Dissertação
Título: Possibilidades na formação de professores de matemática
Autor(es): Santana, Larissa Ávila
Primeiro orientador: Santos, João Ricardo Viola dos
Abstract: O objetivo neste trabalho é investigar um Grupo de Trabalho, constituído por professores de matemática que atuam na Educação Básica, no qual problematizam atividades que envolvam categorias do cotidiano. Para isso, mobilizamos algumas noções do Modelo dos Campos Semânticos em uma análise qualitativa de pesquisa, tendo como dados os diálogos dos membros do grupo gravados em áudio e vídeo que, posteriormente, foram transcritos e textualizados. A dissertação é composta por três textos/movimentos: um sobre um Grupo de Trabalho, outro sobre o Modelo dos Campos Semânticos (MCS) e mais um outro sobre os Estudos Culturais. A dissertação é escrita em forma de scrapbook, em uma estética que produz uma ética que é uma política, uma política de constituir uma produção acadêmica. Uma demarcação que podemos destacar são as lógicas que são operadas quando problematizamos atividades que envolvem categorias do cotidiano. Outra demarcação é que categorias do cotidiano é algo extremamente particular, é uma coisa de vivência. E mais uma outra é que as atividades baseadas em categorias do cotidiano nos trazem possibilidades, discussões, problematizações sociais, culturais e políticas.
ABSTRACT - The purpose of this research is to investigate a Work Group, composed by mathematics teachers who work in Middle Schools, which problematize activities involving categories of everyday life. For that, we mobilized some notion about the Model of Semantic Fields in a qualitative research analysis, having as data the dialogues of the members of the group recorded in audio and video, and later transcripted and textualized. This dissertation is composed by three groups/movements: One is about a Work Group, the other is about The Model of Semantic Fields (MSF), and the other is about Cultural Studies. The esthetics of this dissertation, in a scrapbook format, is a esthetic that produces ethic, which is a policy, a policy of constituting an academic production. In this research we can highlight the logics operated when we problematize activities involving categories of everyday life, and highlight that categories of everyday life is something extremely particular, it is about living. We can also highlight that activities based on categories of everyday life bring us possibilities in a social, cultural and political point of view.
Palavras-chave: Professores - formação
Matemática - estudo e ensino
Educação Básica
Teachers, Training of
Mathematics - study and teaching
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3054
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Possibilidades na formação de professores de matemática.pdf2,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.