Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3045
Tipo: Tese
Título: Conteúdo e forma na atividade de formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Esteves, Anelisa Kisielewski
Primeiro orientador: Souza, Neusa Maria Marques de
Abstract: A formação contínua de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental é o tema desta pesquisa, que tem por objeto de estudo a relação conteúdo e forma nas ações de ensino do professor em atividade de formação. Para desvelar tal objeto desenvolveu-se, nos anos de 2013 e 2014, um movimento formativo que contou com a participação de professores e coordenadores do 1º ao 5º ano de uma escola em tempo integral da rede municipal de ensino de Campo Grande-MS/Brasil. Nesse processo de formação contínua foram propiciados momentos de discussão de questões relacionadas com os conhecimentos matemáticos em si, análise de suas práticas pedagógicas, planejamento coletivo das atividades de ensino a serem desenvolvidas, além de momentos de socialização de suas experiências. As ações formativas e de pesquisa foram realizadas com o intuito de investigar a relação conteúdo e forma na atividade de ensino em um processo de formação contínua, buscando compreender como mudanças na relação conteúdo e forma da atividade de ensino podem ser produzidas a partir dos modos de organização da formação contínua de professores. Os princípios teórico-metodológicos da teoria histórico-cultural, com enfoque na teoria da atividade e no método em Vigotski, fundamentaram as ações formativas desenvolvidas e sua posterior análise. Uma unidade de análise – ações coletivas na organização do movimento formativo como atividade – foi definida a partir da sistematização dos dados obtidos ao longo do movimento formativo, por meio de gravações e videogravações dos encontros realizados, registros dos professores e anotações de campo. Nas evidências emergentes dos dados analisados, os elementos conteúdo e forma são tomados na perspectiva da dialética marxista, em consonância com o conceito de atividade em Leontiev. Os resultados da pesquisa evidenciam que, ao se tomar o conhecimento científico como conteúdo da atividade de formação do professor, objetivando contribuir para o desenvolvimento de seu pensamento teórico, as ações realizadas a partir do trabalho coletivo na escola – visando à apropriação de novas significações acerca da organização do ensino de matemática e também de seus objetos de ensino – propiciam mudanças no conteúdo e, consequentemente, na forma da atividade de ensino do professor. Essas mudanças, entretanto, não ocorrem de modo linear e isolado, pois estão relacionadas com a forma de organização escolar desenvolvida no interior das relações capitalistas, a qual, por meio das condições concretas de trabalho do professor, pode dificultar o movimento de mudança do conteúdo e forma de sua atividade de ensino.
ABSTRACT - The continuous formation of teachers who teach mathematics in the early years of elementary school is the theme of this research whose object of study is the content-and-form relation in the teaching actions of the teacher in activities of formation. To unveil such an object, in the years 2013 and 2014, a formative movement was developed which had the participation of teachers and coordinators from the 1st to 5th year of a full-time municipal school from the municipal teaching network of Campo Grande-MS / Brazil. In this process of continuous formation, moments of discussion of issues related to mathematical knowledge itself were propitiated, analysis of their teaching practices, collective planning of educational activities to be developed, as well as moments of socialization of their experiences. The formative and research actions were carried out with the objective of investigating the content-and-form relation in the teaching activity in a continuous formation process, seeking the understanding of how changes in the content-and-form relation of the teaching activity can be produced from the ways of organization of the continuous formation of teachers. The theoretical-methodological principles of the historical-cultural theory, with a focus on the theory of activity and on the method in Vygotsky, grounded the formative actions developed and their subsequent analysis. An analysis unit - collective actions in the organization of the formative movement as activity - was defined from the systematization of data obtained during the formative movement, by means of recordings and video recordings of meetings held, teachers' records and field notes. In the emerging evidences of the data analyzed, the content-and-form elements are taken in the perspective of the Marxist dialectics, in line with the concept of activity in Leontiev. The results of the research show that when scientific knowledge is taken as the content of the teacher formation activitiy, aiming to contribute to the development of his theoretical thought, the actions taken, from the collective work in school - aiming the ownership of new meanings about the organization of the teaching of mathematics and also of its teaching objects - provide that changes occur in the content and, consequently, in the way of the teaching activity of the teacher. These changes, however, do not occur in a linear and isolated way, for they are related to the form of the school organization – developed within the capitalist relations - which, by means of the concrete working conditions of the teacher, may difficult the movement of change of the content-and-form of his teaching activity.
Palavras-chave: Professores - formação
Matemática (Ensino Fundamental)
Matemática - estudo e ensino
Teachers, Training of
Mathematics - study and teaching
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3045
Data do documento: 2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conteúdo e forma na atividade de formação de professores que ensinam matemática.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.