Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3044
Tipo: | Tese |
Título: | A sociologia educacional de Fernando de Azevedo : formação de professores e intelectuais |
Autor(es): | Silva, André Luiz da Motta |
Primeiro orientador: | Brito, Silvia Helena Andrade de |
Abstract: | 1974), cobrindo o período entre 1930 e 1960, focando na sua proposta para a sociologia
educacional. O objetivo deste trabalho é analisar o lugar da sociologia, da sociologia da
educação na formação do professor enquanto intelectual. A tese central deste trabalho é a
de que a sociologia ocupa um lugar de mediação entre sua interpretação do processo de
mudança social – consolidação do capitalismo no Brasil, de um lado, e o papel da
educação, de outro. Mais especificamente, o papel da educação deveria ser o de preparação
de novas elites intelectuais por meio do processo de formação de professores. O
procedimento metodológico consistiu em analisar as relações daqueles temas expostos no
objetivo a partir de uma revisão da literatura dedicada ao pensamento azevediano e da
análise de parte da produção bibliográfica de F. de Azevedo. A conclusão principal deste
trabalho é o de que Fernando de Azevedo, ao mesmo tempo compartilhava alguns ideais
com educadores contemporâneos seus, como Anísio Teixeira, também se distanciava deles
pelo relevo conferido à sociologia e à sociologia educacional. Esta última permitia
compatibilizar sua visão sobre as elites intelectuais brasileiras, de um lado, com suas
aspirações liberal-democráticas, de outro. ABSTRACT - This research has as theme the educational thought of Fernando de Azevedo (1894-1974), covering the period between 1930 and 1960 and focusing on their educational sociology. The aim of this research is to analyze the role of sociology and of the educational sociology in the teacher’s formation process as an intellectual. The central thesis of this work is that sociology occupies a place of mediation between his interpretation of the process of social change – capitalism consolidation in Brazil, on the one hand, and the role of education on the other. More specifically, the role of education should be to prepare new intellectual elites through the teacher training process. The methodological approach consisted of an analysis of the relationship between that themes exposed in the objective based on a literature review dedicated to the azevediano thought and of analysis of a part of the bibliographical production of F. de Azevedo. The main conclusion of this work is that Fernando de Azevedo while sharing some ideas with contemporary educators his, as Anísio Teixeira, also distanced from them by the weight given to sociology. The latter allowed match his vision of Brazilian intellectual elites, on the one hand, and the liberaldemocratic aspirations of the other. |
Palavras-chave: | Educadores Sociologia Educacional Educação - finalidades e objetivos Intelectuais Professores - formação Educators Educational Sociology Education - aims and objectives Intellectuals Teachers, Training of |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3044 |
Data do documento: | 2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A sociologia educacional de Fernando de Azevedo formação.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.