Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3032
Tipo: | Tese |
Título: | Prática docente e Educação Física Infantil: reflexões com a interdisciplinaridade e a Fenomenologia |
Autor(es): | Barbosa, Felipe Soligo |
Primeiro orientador: | Rojas, Jucimara Silva |
Abstract: | A intencionalidade desta pesquisa é analisar a prática docente dos professores de Educação Física Infantil, identificando as ações dessa prática em sua linguagem simbólica e desvelando os elementos teóricos presentes por meio da descrição em depoimentos e imagens dos professores participantes após serem questionados sobre como é a sua prática docente com criança. O estudo surge de minha percepção da criança em sua curiosidade, em sua inquietude, no seu movimento enquanto características da infância e a entende pela perspectiva da complexidade humana e sua integralidade, dessa forma damos a importância a cada ação e proposição elaborada pelos adultos para as crianças, é da criança em movimento que este estudo trata, mais especificamente, do movimento pensado pelo professor de Educação Física. Partimos do olhar em Fenomenologia, na sua abordagem da percepção enquanto caminho metodológico e suas reduções, ideográfica e nomotética, para o entendimento da realidade, considerando que essas reduções, embora nos aproximem da realidade, nunca a revela completa, culminando assim na construção da hermenêutica. A tese utiliza da metáfora para contextualizar o movimento, representando os diversos caminhos percorridos pelos sujeitos em suas práticas na Educação Infantil. A roda é o símbolo deste estudo e para complementar este símbolo utilizamos as rodas da música Roda Viva. Na Roda Mundo, tratamos das reflexões dos pares teóricos desta tese entendendo as relações da prática docente do professor de Educação Física com criança e suas superações, a Roda Gigante nos possibilitou ampliarmos nossos horizontes com as contribuições dos seis professores participantes da pesquisa, percebemos que, no imaginário infantil, podemos tocar o céu, e assim vamos pelo Rodamoinho nos levando a interpretação e construção de novas percepções e vínculos teóricos acerca das ações com crianças e da análise da prática docente e por fim faço de minha vida a Roda Pião, brinquedo, brincadeira de infância, fortalecendo vínculos com a criticidade para me manter em movimento. A pesquisa pôde contribuir para um olhar mais sensível a respeito da prática do professor da criança, acrescentando a compreensão do símbolo como uma via de acesso ao mundo interno de cada criança, auxiliando-a na superação dos obstáculos inerentes à sua fase de desenvolvimento. Os resultados da pesquisa são apresentados em categorias abertas, e identifica que a prática docente do professor de Educação Física na Educação infantil se faz desde o planejamento, nos planos e rotinas das aulas pensadas com e para as crianças, que a ação se dá com base na ludicidade dos jogos e brincadeiras, destacando a afetividade da relação humana em cada momento, seja pelo olhar ou pelo tocar, seja pela criatividade do recriar e adaptar em busca da interdisciplinaridade, em um ir além das ações motoras à margem da realidade, lidando, assim com a criança na plenitude de sua infância. O professor de Educação Física é roda, roda que leva e orienta a direção do movimento, roda que dá sentido ao salto, à corrida, ao chutar e rebater, é roda que cria vínculos afetivos, roda que abraça e que se lançam ao desconhecido mundo da criança e faz dele sua principal forma de ação docente. O professor pela ludicidade, criatividade e afetividade torna-se criança com a intencionalidade de ser um agente de mudanças significativas no aluno e também no mundo-vida da escola por meio do diferente. ABSTRACT - The intention of this research is to analise the docent practice of Physical Education Educators in early children’s education, identifying the actions of this approach in its symbolic language and disclose the those teoric elements by the educators’ descriptions evidence and images who have been interviewed about the educational practice with children. The study understands the children by their curiosity, the restlessness, the movement as features of childhood and understands from the perspective of human complexity and their completeness, that way we give importance to every action and proposal drafted by adults for children. It’s about this children’s movement that this study aims. specially, the movement drafted by the Physical Education Teachers. We have used the look in Phenomenology in its perception approach while methodological path, its ideographic and nomothetic, reductions, to have an understanding of the reality, considering this reductions, although it approches us of the reality, it never revels itself completly, culminating as well in the construction of hermeneutics. The thesis uses the metaphor to contextualize the movement, representing the various paths which were traversed by the subject in their practices in early childhood education.The “Roda” (It’s about a kind of children’s play which the kids holding each one’s hand in a circle, spinning, singing chidren’s song and playing) is the symbol of this study and to complement this symbol we have used the “roda” from the song “Roda Viva”. In “Roda Mundo” we treat the peer reflections of this thesis theoretical understanding relations of teaching practice of Physical Education teacher with children and their overcomes. The “Roda Gigante” (the big wheel which moves ideas and leads for the path of education) has allowed us to make our point of view wider and with the cooperation of six teachers who have participated in this study, we realised that, in children’s imagination we can touch the sky, and so the “rodamoinho” (the metaphor here means swirl, which take us for new paths and discoveries) takes us to the interpretation and construction of new perceotion and theorical links about the actions with children and the analisys of teaching practice and then makes my life a spinning wood top, toy, childhood’s play, strengthening ties with the criticality to keep me moving. This research would contribute to a deeper look about the practice of teacher of child adding the understanding of symbol as a mean to access the children inner world, assisting them in overcoming their obstacles inherent in their development phase. The search results are presented in categories, identifying that the teaching practice of Physical Education Teacher in early childhood education is done from the planning, plans and school routines designed with and for children; the action takes place on the basis of the playfulness of the fun and games, highlighting the affectivity of the human connection in every moment, it happens throught a look or touch,whether by the creativity of the rebuild and adapt in search of interdisciplinarity, in a motor actions go beyond the reality, displaced dealing as well with the child in the fullness of his childhood. The Physical Education Teacher is a“roda” that spins, leads and guides the direction of movement, wheel that gives meaning to jump, run, to kick and hit, is the wheel that creates emotional ties, wheel that hugs and launches into the unknown world of the child and roles in his main form of docente action. The Teacher of playfulness, creativity, affectivity becomes child with the intention of becoming a significant changes in student and school life-world through the different. |
Palavras-chave: | Professores - prática profissional Educação Física para Crianças Fenomenologia Teachers - professional practice Physical Education for Children Phenomenology |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3032 |
Data do documento: | 2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Prática docente e Educação Física Infantil.pdf | 280,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.