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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3031
Tipo: | Dissertação |
Título: | A gestão escolar e sua interface com o trabalho docente : sentidos e significados |
Autor(es): | Santos, Gessyca Correia dos |
Primeiro orientador: | Mello, Lucrécia Stringhetta |
Abstract: | A pesquisa tem por objetivo compreender a influência da Gestão Escolar para a construção do trabalho docente. A escolha do tema justifica-se pela necessidade iminente em conhecer o universo do “ser docente” em sua singularidade, seus contornos, suas aproximações e seus distanciamentos. A abordagem metodológica da pesquisa, de natureza qualitativa, tem como campo empírico a rede pública de ensino do município de Nova Andradina, Estado de Mato Grosso do Sul. Desta forma, o significado que os sujeitos dão aos fenômenos, suas vivências e a sua vida é foco de atenção especial na pesquisa. Foram selecionados três sujeitos em cada escola para participação da pesquisa. Os instrumentos para recolher os dados foi por meio de uma entrevista com perguntas semiestruturadas contendo questões abertas e fechadas. Para a organização e o tratamento dos dados, o estudo pautou-se no método de Bardin (1979), denominado de análise de conteúdo, cuja função é definir as categorias oriundas da leitura flutuante e das análises. A autora supracitada explicita que, de forma geral, a análise de conteúdo tem como objetivo a superação da incerteza e o enriquecimento da leitura, portanto, sendo possível a aplicabilidade da análise de conteúdo de mensagens a todas as formas de comunicação, seja qual for a natureza do seu suporte, tendo como contexto o código linguístico. Portanto, espera-se que o presente trabalho seja mais uma referência aos gestores escolares e aos professores para subsidiar a formação e atuação profissional. ABSTRACT - The research aims to analyze the school management as a mechanism producing senses and identify the organization while teaching spaces, learning and curriculum organizer. The choice of theme justified by the imminent need to know the universe of "being a teacher" in its uniqueness, its contours, its approaches and their distances. The methodological approach of research, qualitative, will empirical field the public schools in the municipality of Nova Andradina, State of Mato Grosso do Sul. In this way, the meaning that subjects give to the phenomena, their experiences and their life are especially focus on research. They will be selected 3 subjects in each school for research participation, the instruments to collect data is through a semi-structured interview questions with open and closed questions. For the organization and processing of data, the study was guided in Bardin method (1979) called content analysis, whose function is to define the categories derived from the initial reading and analysis. The aforementioned author, explains that in general, the content analysis aims to overcome the uncertainty and the enrichment of reading, so it is possible the applicability of the message content analysis to all forms of communication, whatever the nature of their support, having as context the language code. Thus, it is expected that this work is more a reference to the School managers and teachers to support the training and professional performance. |
Palavras-chave: | Escolas - organização e administração Identidade Social Escolas Públicas School Management and Organization Group Identity Public schools |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3031 |
Data do documento: | 2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
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